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  • Por Clóvis Cézar Pedrini Jr.

TV 3D: a tecnologia que não pegou

Samsung, LG e Sony já declararam que tecnologia 3D em televisores será abandonada

Ao contrário das tartarugas, televisores com tecnologia 3D tiveram vida curta: menos de 9 anos. (Crédito: LG divulgação)

Ao contrário das tartarugas, televisores com tecnologia 3D tiveram vida curta: menos de nove anos. (Crédito: LG divulgação)

“Não pegou”, assim resumiu o mestre em hipermídia Lucas Thimóteo a respeito da tecnologia 3D. “Cara e desconfortável”, são outros adjetivos utilizados pelo publicitário autor da dissertação ‘Através do espelho: cenas da pós-modernidade na ficção de Lost’, defendida na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Thimóteo explica que ao lado do Blu-Ray, o 3D compete pelo posto da tecnologia que teve a menor vida útil no mercado. Foram menos de oito anos desde o lançamento até o anúncio do fim da produção “Em um momento em que se busca eliminar o material em prol de suportes cada vez mais leves, o 3D foi na direção oposta, trazia um pesado e custoso aparato material, ou seja, surgiu no momento errado, na hora errada”, comenta Thimóteo.

O anúncio de que televisores 3D deixariam de ser fabricadas aconteceu em fevereiro de 2016 pela Samsung. Os óculos já foram descontinuados em 2015. A LG e a SONY, outras fabricantes da tecnologia, diminuirão gradativamente a fabricação até encerrá-la definitivamente em 2017.

Em nota enviada ao site sul-coreano especializado em tecnologia etnews.com, a Samsung anunciou em 4 de fevereiro de 2016 que desde 2015, já não atendia pedidos para óculos 3D. A demanda agora está nas novas tecnologias, como a SmarTV e a 4k.

Tim Alessi, diretor de desenvolvimento de novos produtos da LG, disse à CNET que o 3D "ainda continua a ser um importante recurso para muitos consumidores”, e, por isso, “o recurso estará disponível apenas em aparelhos top de linha que serão modelos 4K OLED e LED LCD de alta qualidade”.

Ele ainda afirma que “a tecnologia 3D nunca chegou a ser abraçada pelos consumidores e o recurso não se mostrou ser um fator determinante de compra. Nós decidimos deixar o 3D em 2017 para concentrar nossos esforços em novas capacidades, como o HDR, que tem um apelo muito mais universal”. A Sony seguiu na mesma linha. Ao mesmo site, o porta-voz disse que “baseado nas tendências de mercado nós decidimos descontinuar nossos modelos 3D para 2017”.

Passo a passo de um fracasso

Infográfico da curta vida dos televisores 3D (Crédito: Clóvis Pedrini Jr/EntreVerbos)

Apesar de nunca ter emplacado com força, a decadência do 3D começou definitivamente quando a BBC definiu cancelar suas produções que disponibilizavam o recurso. Logo em seguida foi a vez da Sky relegar o 3D a um serviço OnDemand.

De acordo com pesquisa realizada pelo NPD group, a venda dos aparelhos 3D vem diminuindo ano a ano, desde 2010, ano do lançamento mundial. No seu ápice, em 2012, a TV 3D chegou a representar 23% dos aparelhos vendidos nos Estados Unidos. Em 2015, foi de 16% e em 2016, apenas 8% do total de aparelhos comercializados.

Lucas Thimóteo atribui outro fator para explicar o fracasso da tecnologia 3D: o alto custo das produções e dos aparelhos. “A indústria percebeu muito rapidamente que o retorno do investimento em um filme produzido em 3D não valia a pena. Os cinemas também não viram grandes vantagens em ter de reformular suas salas ”. Esse alto custo nas produções era repassado ao consumidor final.

O consumidor pagou a conta

A assistente social Alini Cristini Neves é uma das que investiu mais de R$ 3.000,00 em uma televisão 3D há quatro anos atrás. “Na verdade, a TV foi um dos presentes de casamento que ganhamos e, na época, optamos pela 3D”, justifica-se.

Quanto ao uso da TV, até hoje é um enigma para Alini. “No começo tudo era novidade. Assistimos dois ou três filmes em 3D, mas ficar com aqueles óculos por quase duas horas chegava a me dar dor de cabeça”, afirma. “Depois ficou cada vez mais difícil encontrar programas que ofereciam o recurso e hoje os óculos devem estar em alguma gaveta da casa”, afirma Alini, que termina dando uma sugestão bem clara: “Não comprem” (risos).

Lojas estão deixando de comercializar televisores 3D (Crédito: Reprodução/Site Ponto Frio)

A reportagem visitou algumas lojas de eletrodomésticos em Curitiba para fazer ao menos uma foto de um televisor 3D, porém não obteve sucesso. Aquelas que ainda trabalham com o modelo aceitam apenas encomendas mediante consulta do estoque.

Para quem ainda busca uma TV 3D, é importante saber que até mesmo o suporte técnico especializado será aos poucos abandonado pelas fabricantes. Ou seja, os televisores 3D estão se acomodando ao lado do videocassete e dos aparelhos de DVD, no museu da tecnologia sucateada. Ou, como definiu o site britânico pocket-lint, o 3D está oficialmente morto.

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