Jovens apostam cada vez mais em seus potenciais

Assim que chega a maior idade, ou quem sabe até antes, os jovens decidem se arriscar e começam um negócio.

 

Eventos gratuitos reúnem empreendedores que tem a oportunidade de trocar informações  e compartilhar experiências. (Crédito: Divulgação Agência de Sorocaba)

 

A maioria dos jovens tem disposição para assumir desafios e estão sempre à procura deles. E porque não assumir um negócio? Além de ser um grande desafio, o empreendedorismo está crescendo constantemente, principalmente, porque as mídias sociais facilitam meios de promover e divulgar seus conteúdos e produtos, muitas vezes, sem nenhum custo inicial.

 

De acordo com uma pesquisa feita pelo o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) com apoio técnico e financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2015, comparado com os anos de 2012 a 2014, houve aumento de empreendedores motivados por oportunidades no mercado. Porém, somente 12% tiveram um ano com resultado melhor do que no ano anterior. A pesquisa também apontou que, em julho de 2022 os microempreendedores individuais devem chegar perto de oito milhões. Entre os iniciantes, em maior número estão os jovens na faixa dos 18 a 34 anos que representam 52%.

 

Eliza Ramos está entre esses jovens que apostaram no sucesso. Há dois anos, ela iniciou uma sociedade de buffet e decoração, e logo percebeu que poderia ir além e organizar eventos. Neste momento, Eliza decidiu ampliar a empresa e suas atividades. No vídeo, ela conta um pouco sobre sua experiência como uma jovem empreendedora:

 

 

As próprias mídias sociais hoje trazem estatísticas de como está o desempenho e popularidade do produto ou conteúdo que é publicado na web. Isso facilita a divulgação do trabalho dos empreendedores, mas, mesmo com os recursos que temos cada vez mais acesso, quando começou a crise financeira, muitos deles se encontraram desesperados. Contudo, há aqueles que encontraram na situação atual do País uma oportunidade para crescer e expandir seu negócio.

 

 

Espírito inovador na crise

 

Enio Pinto, gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, comenta sobre as características dos jovens empreendedores que veem surgindo e as dificuldades que, muitas vezes,  não permitem a eles prosseguirem com o seu negócio.

 

"Algumas características comportamentais podem contribuir para o despertar e a prática de algumas competências. Mas é a determinação e a disciplina que vão consolidá-las. Se somente a vocação fosse característica determinante, não haveria necessidade de constante planejamento e busca de conhecimento sobre o negócio", afirma Enio.

 

Ele destaca que uma das dificuldades enfrentadas pelos jovens é a falta de experiência. Mas, isso seria um obstáculo inicial e nada que a procura por conhecimento não possa superar. A idade, em determinadas situações, influencia na escolha das pessoas em contratar a empresa. O gerente ainda aponta que justamente pela escolha das pessoas é que existem empresas que selecionam seus profissionais de acordo com as características de seu público alvo.

 

Enio enfatiza que a crise econômica do País não é um monstro para esses jovens empreendedores. "Nunca vai existir um momento ideal para abrir um novo negócio, de alguma maneira sempre vai ter setores em dificuldade e outros que estão muito bem. Em épocas de grandes crises econômicas, de guerras, surgiram grandes empreendedores." aponta.

 

Esse seria a grande "sacada" do jovem empreendedor que busca o crescimento de sua empresa. O empreendedorismo no meio dos jovens vem aumentando justamente porque é um desafio, porém para alavancar qualquer negócio é preciso estratégia e planejamento. 

 

 

Please reload

Ser bilíngue significa expandir os horizontes

11.11.2019

Terror destaca cinema nacional

04.11.2019

Restaurante usa sobras de alimentos para gerar energia

21.10.2019

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

Siga a Entreverbos

Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo