Jovens apostam cada vez mais em seus potenciais

Assim que chega a maior idade, ou quem sabe até antes, os jovens decidem se arriscar e começam um negócio.

 

Eventos gratuitos reúnem empreendedores que tem a oportunidade de trocar informações  e compartilhar experiências. (Crédito: Divulgação Agência de Sorocaba)

 

A maioria dos jovens tem disposição para assumir desafios e estão sempre à procura deles. E porque não assumir um negócio? Além de ser um grande desafio, o empreendedorismo está crescendo constantemente, principalmente, porque as mídias sociais facilitam meios de promover e divulgar seus conteúdos e produtos, muitas vezes, sem nenhum custo inicial.

 

De acordo com uma pesquisa feita pelo o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) com apoio técnico e financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2015, comparado com os anos de 2012 a 2014, houve aumento de empreendedores motivados por oportunidades no mercado. Porém, somente 12% tiveram um ano com resultado melhor do que no ano anterior. A pesquisa também apontou que, em julho de 2022 os microempreendedores individuais devem chegar perto de oito milhões. Entre os iniciantes, em maior número estão os jovens na faixa dos 18 a 34 anos que representam 52%.

 

Eliza Ramos está entre esses jovens que apostaram no sucesso. Há dois anos, ela iniciou uma sociedade de buffet e decoração, e logo percebeu que poderia ir além e organizar eventos. Neste momento, Eliza decidiu ampliar a empresa e suas atividades. No vídeo, ela conta um pouco sobre sua experiência como uma jovem empreendedora:

 

 

As próprias mídias sociais hoje trazem estatísticas de como está o desempenho e popularidade do produto ou conteúdo que é publicado na web. Isso facilita a divulgação do trabalho dos empreendedores, mas, mesmo com os recursos que temos cada vez mais acesso, quando começou a crise financeira, muitos deles se encontraram desesperados. Contudo, há aqueles que encontraram na situação atual do País uma oportunidade para crescer e expandir seu negócio.

 

 

Espírito inovador na crise

 

Enio Pinto, gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, comenta sobre as características dos jovens empreendedores que veem surgindo e as dificuldades que, muitas vezes,  não permitem a eles prosseguirem com o seu negócio.

 

"Algumas características comportamentais podem contribuir para o despertar e a prática de algumas competências. Mas é a determinação e a disciplina que vão consolidá-las. Se somente a vocação fosse característica determinante, não haveria necessidade de constante planejamento e busca de conhecimento sobre o negócio", afirma Enio.

 

Ele destaca que uma das dificuldades enfrentadas pelos jovens é a falta de experiência. Mas, isso seria um obstáculo inicial e nada que a procura por conhecimento não possa superar. A idade, em determinadas situações, influencia na escolha das pessoas em contratar a empresa. O gerente ainda aponta que justamente pela escolha das pessoas é que existem empresas que selecionam seus profissionais de acordo com as características de seu público alvo.

 

Enio enfatiza que a crise econômica do País não é um monstro para esses jovens empreendedores. "Nunca vai existir um momento ideal para abrir um novo negócio, de alguma maneira sempre vai ter setores em dificuldade e outros que estão muito bem. Em épocas de grandes crises econômicas, de guerras, surgiram grandes empreendedores." aponta.

 

Esse seria a grande "sacada" do jovem empreendedor que busca o crescimento de sua empresa. O empreendedorismo no meio dos jovens vem aumentando justamente porque é um desafio, porém para alavancar qualquer negócio é preciso estratégia e planejamento. 

 

 

Please reload

Pessoas de todas as idades se rendem aos grupos de ciclistas

31.03.2020

Sem habilitação não tem trânsito seguro

17.03.2020

Um projeto de superação para além das quatro linhas

17.03.2020

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

Siga a Entreverbos

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias