Cândido: o importante agente literário

O jornal literário da Biblioteca Pública está em sua 60° edição e tem colaborações de escritores, poetas e jornalistas de todo o país

 

Hoje o jornal Cândido tem todas as suas publicações disponíveis para download. (Crédito: Letícia de Oliveira)

 

O Cândido é um jornal produzido pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP), distribuído mensalmente em vários espaços culturais, cafés, escolas, presídios, etc., além de estar disponível na própria biblioteca. A tiragem de 10 mil exemplares acaba antes do final do mês, tendo um retorno muito positivo do público leitor, segundo a coordenação editorial.

           

O jornal dá visibilidade não só para a literatura local, mas também para a nacional. O coordenador editorial, Luiz Rebinski Junior, comenta que “o Cândido faz uma ponte entre os autores locais e os escritores de outros estados, outras cenas. Publicar poetas de regiões distintas do país, por exemplo, é uma boa forma de diálogo”. Além disso, Rebinski comenta que no Cândido existe a possibilidade de publicar ensaios ou matérias de seis ou oito páginas, entrevistar várias fontes para um único assunto.

  

“O Cândido só publica textos inéditos, concentra-se exclusivamente em autores contemporâneos. A partir disso, o material é avaliado pelo seu valor literário. Ou seja, há atenção especial em  como o autor trabalha a linguagem, se dialoga ou não com outros escritores e obras, se tem clareza e se o conteúdo trata de questões pertinentes ao nosso tempo”, explica Luiz Rebinski sobre o processo de seleção de textos para cada edição do jornal.

 

 

Personagens além dos livros

 

O Jornal Cândido teve sua 1° edição publicada em agosto de 2011 e seu nome foi inspirado na Rua Cândido Lopes, onde fica a BPP, sendo uma homenagem à instituição. Cândido Lopes foi fundador do primeiro jornal periódico do Paraná, O Dezenove de Dezembro. O prédio da BPP foi construído no terreno onde antes funcionava o Teatro São Leopoldo, antecessor do Teatro Guaíra. Hoje é patrimônio tombado historicamente.

 

O Cândido tem a missão de trazer literatura em suas páginas, ser um canal de diálogo com os frequentadores da BPP e formar novos leitores. Assim como a revista Joaquim e o jornal Nicolau, o Cândido tem sido um importante personagem na cultura paranaense, cumprindo um de seus objetivos expressos no editorial de sua edição de estreia.

 

Além do Cândido, hoje temos os jornais RelevO e o jornal Rascunho, que seguem a mesma linha editorial, tratando de assuntos relacionados à cultura. Estes impressos também trazem poesias, publicando textos de alguns escritores. Confira a linha do tempo dos jornais culturais e literários de maior sucesso no Brasil:

 

 

 

 

 

Serviço: Para ter acesso a todas as edições do Cândido, a BPP disponibiliza os arquivos no site do jornal.

Please reload

Jovens LGBT enfrentam preconceito dentro de casa

18.11.2019

Ser bilíngue significa expandir os horizontes

11.11.2019

Terror destaca cinema nacional

04.11.2019

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

Siga a Entreverbos

Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo