Cândido: o importante agente literário

O jornal literário da Biblioteca Pública está em sua 60° edição e tem colaborações de escritores, poetas e jornalistas de todo o país

 

Hoje o jornal Cândido tem todas as suas publicações disponíveis para download. (Crédito: Letícia de Oliveira)

 

O Cândido é um jornal produzido pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP), distribuído mensalmente em vários espaços culturais, cafés, escolas, presídios, etc., além de estar disponível na própria biblioteca. A tiragem de 10 mil exemplares acaba antes do final do mês, tendo um retorno muito positivo do público leitor, segundo a coordenação editorial.

           

O jornal dá visibilidade não só para a literatura local, mas também para a nacional. O coordenador editorial, Luiz Rebinski Junior, comenta que “o Cândido faz uma ponte entre os autores locais e os escritores de outros estados, outras cenas. Publicar poetas de regiões distintas do país, por exemplo, é uma boa forma de diálogo”. Além disso, Rebinski comenta que no Cândido existe a possibilidade de publicar ensaios ou matérias de seis ou oito páginas, entrevistar várias fontes para um único assunto.

  

“O Cândido só publica textos inéditos, concentra-se exclusivamente em autores contemporâneos. A partir disso, o material é avaliado pelo seu valor literário. Ou seja, há atenção especial em  como o autor trabalha a linguagem, se dialoga ou não com outros escritores e obras, se tem clareza e se o conteúdo trata de questões pertinentes ao nosso tempo”, explica Luiz Rebinski sobre o processo de seleção de textos para cada edição do jornal.

 

 

Personagens além dos livros

 

O Jornal Cândido teve sua 1° edição publicada em agosto de 2011 e seu nome foi inspirado na Rua Cândido Lopes, onde fica a BPP, sendo uma homenagem à instituição. Cândido Lopes foi fundador do primeiro jornal periódico do Paraná, O Dezenove de Dezembro. O prédio da BPP foi construído no terreno onde antes funcionava o Teatro São Leopoldo, antecessor do Teatro Guaíra. Hoje é patrimônio tombado historicamente.

 

O Cândido tem a missão de trazer literatura em suas páginas, ser um canal de diálogo com os frequentadores da BPP e formar novos leitores. Assim como a revista Joaquim e o jornal Nicolau, o Cândido tem sido um importante personagem na cultura paranaense, cumprindo um de seus objetivos expressos no editorial de sua edição de estreia.

 

Além do Cândido, hoje temos os jornais RelevO e o jornal Rascunho, que seguem a mesma linha editorial, tratando de assuntos relacionados à cultura. Estes impressos também trazem poesias, publicando textos de alguns escritores. Confira a linha do tempo dos jornais culturais e literários de maior sucesso no Brasil:

 

 

 

 

 

Serviço: Para ter acesso a todas as edições do Cândido, a BPP disponibiliza os arquivos no site do jornal.

Please reload

Pessoas de todas as idades se rendem aos grupos de ciclistas

31.03.2020

Sem habilitação não tem trânsito seguro

17.03.2020

Um projeto de superação para além das quatro linhas

17.03.2020

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

Siga a Entreverbos

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias