Tribos Urbanas: o movimento punk

A definição de Punk tem dualidades até mesmo nos dicionários, dependendo qual é a sua fonte de consulta e o contexto a que aplica.

 

 O movimento punk está ligado diretamente com protestos e insatisfação cultural (Crédito: Pixabay)

 

Segundo as definições do dicionário Houaiss, punk se refere a "um movimento musical e cultural surgido na Grã-Bretanha por volta de 1975 e cujos adeptos atraem as atenções sobre si com atitudes de provocação, contestação e escarninho diante de uma sociedade que julgam incapaz de trazer à sua juventude qualquer esperança [...] Que tem traços desse movimento, que dele derivou: moda punk. Adepto (a) desse movimento".

 

A quem diga que o punk surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, como um movimento musical e cultural. Outros dizem que foi na Grã-Bretanha nesta mesma época e depois se espalhou por outros países.

 

Contatou-se o historiador, músico e professor Otacílio Vaz e a historiadora e professora Máira Nunes para ter um panorama de como surgiu o movimento punk tanto nos Estados Unidos, como na Inglaterra. Também pesquisou-se sobre como o movimento chegou ao Brasil e quem eram os membros do movimento no Brasil.

 

Dentro das grandes metrópoles  do mundo, o movimento punk emerge como um grito de insatisfação social e cultural da sociedade contemporânea. O movimento chega ao Brasil na década de 1980, onde ganha forças no ABC paulista, tendo se espalhado rapidamente em outros estados brasileiros.

 

Ligado aos movimentos sociais e sindicatos da época, o movimento punk destaca-se por sua ideologia e pelo seu comportamento, o que causa um choque cultural e estético na sociedade tradicional contemporânea.

 

A equipe da revista EntreVerbos procurou nas ruas da capital paranaense por integrantes do movimento punk de Curitiba. Conhecemos “Cobra”, nome punk adotado desde 1998, que nos trouxe um relato de quem sente na pele a carga de se contrapor aos conceitos tradicionais da sociedade.

 

 

 

 

Please reload

Jovens LGBT enfrentam preconceito dentro de casa

18.11.2019

Ser bilíngue significa expandir os horizontes

11.11.2019

Terror destaca cinema nacional

04.11.2019

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

Siga a Entreverbos

Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo