top of page
  • Por Maria Laura Genkiwicz

Aprendizagem para além da sala de aula

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade proporcionam trocas de experiências entre profissionais do mercado e comunidade acadêmica

Organizadores da turma da noite. (Crédito: Facebook Foca no Job)

Um evento pensado e feito por e para alunos. A Semana da Comunicação já é um evento tradicional do Centro Universitário Uninter promovido pelos próprios estudantes do 6º período de Jornalismo e Publicidade, no qual há a experiência de colocar em prática tudo que é discutido na disciplina Produção de Eventos em Comunicação. Este ano o evento ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com o tema Foca no Job.

O professor da disciplina Jheison Houlthausen conta que, em anos anteriores, a Semana da Comunicação era organizada pelos professores, algo muito comum ainda em outras instituições de ensino superior. “Agora o evento é feito por alunos para os alunos”, enfatiza o professor, que orientou, junto com a professora Sionelly Leite, as turmas idealizadoras desta Semana.

Durante os três dias de programação, muitos profissionais de diferentes áreas passaram pelo auditório da Tiradentes para relatar suas histórias de vida profissional e aproximar a realidade do mercado do dia a dia dos estudantes. Mais do que trazer ensinamentos de outros comunicadores, as turmas organizadoras colocaram a mão na massa. Desde os primeiros encontros para decidir o tema, decoração, patrocinadores, os alunos precisaram acionar uma série de conhecimentos, adquiridos ao longo dos três anos de curso, para concretiar o evento.

O olhar dos participantes

De acordo com a jornalista Michelly Correa, que falou sobre jornalismo de TV na quinta-feira, a troca de informações é que enriquece o aprendizado e a comunicação. Além dos alunos desenvolverem a criatividade, a jornalista diz que eles devem quebrar preconceitos e crenças, passar pelo desafio de ir atrás de pessoas que estejam disponíveis a trocar ideias e falar sobre os assuntos da área.

Michelly comentou que a iniciativa ajuda no confronto com a realidade do mercado de trabalho e pode abrir portas. Segundo ela, se “você quer trabalhar com comunicação e não consegue conversar com o ser humano, é algo impensável”.

O coordenador do curso de Publicidade, Patrick Diener, ressaltou a importância deste processo: "os alunos aprendem mais do que na promoção da semana em si, pois vai além do que a disciplina de eventos pede ou proporciona. Mas, também, aprendem a lidar com problemas e diversidades, conviver com os colegas, trabalhar em equipe e fazer contatos”. O coordenador lembra que esta rede de contatos é fundamental para o futuro da vida profissional dos acadêmicos.

Cooperação para que tudo dê certo

Organizadores da turma da manhã com o jornalista Eleandro Passaia. (Crédito: Facebook Foca no Job)

Roberto Oliveira foi um dos organizadores do evento no turno da manhã e destaca que o mais importante é a união da turma, já que se todos ajudam para um bem comum, todos saem ganhando ao final. O aprendizado ultrapassa a programação, já que é preciso um "jogo de cintura" para que o evento não seja prejudicado, por exemplo, com alterações de última hora.

Victória Renée Kalckmann, também organizadora do evento, afirma que, com os erros ocorridos durante a organização, todos aprenderam muito, assim como com a falta de verba e o pouco tempo disponível. Victória aponta que a criação desta Semana foi pensada nos calouros, que ainda não tiveram nenhum tipo de contato com profissionais da área. "Quando eu era caloura, esse mesmo contato foi essencial”, relata. A aluna de Jornalismo disse ainda que foi muito bacana ver o reconhecimento das pessoas no final do evento.

Confira aqui o depoimento da aluna Ana Tavarez no último dia do evento.

Cobertura do evento

Alunos de diferentes semestres estiveram envolvidos também com a cobertura do evento para os diferentes produtos da faculdade. Confira aqui o Foca Cast, produzido pelo professor Otacílio Vaz.

A página do Facebook do Foca no Job reúne fotos e vídeos de todos os momentos da Semana da Comunicação. Uma amostra deste conteúdo pode ser visto na galeria abaixo.

bottom of page