Com o que sonham os estudantes de teatro?

Arte atrai quem é apaixonado pelo palco, mas também quem busca tratar estados de timidez 
 
 Letícia Cristo entrou no curso de teatro para lidar melhor com a timidez  (Credito: João Alcará)   
 

A arte de representar é uma das mais nobres e mais antigas da história e cativa muitas pessoas, interessadas no talento de emocionar espectadores no palco. O teatro, feito com alma e força, traduz emoções,  pode provocar risos e lágrimas. A trajetória dos atores não é moleza: exige empenho, anos de investimento de tempo e dinheiro,  sem retorno garantido. Entretanto, não é apenas a paixão pelos palcos que atrai muitos para as aulas de teatro.

 

O Barracão EnCena, por exemplo, tem um grande espaço, no Centro, com um lindo jardim e oferece cursos de teatro e TV, para adultos e crianças. A estudante Letícia Cristo, que começou a fazer o curso de teatro por causa da timidez, acabou gostando da arte e agora pretende ter outra profissão, para manter-se financeiramente, e seguir com o teatro. “Gosto também de TV, mas prefiro o palco, que é onde eu posso ser o que quiser”, explica. Confira mais sobre a história e as pretensões de Letícia no vídeo a seguir.

 

  Letícia Cristo estuda teatro no Barracão EnCena. (Crédito: João Alcará)

 

Ensino de teatro

 

O primeiro curso de Teatro no Brasil foi  inaugurado na Escola de Arte Drámatica (EAD), em 1948. Hoje, destaca-se no cenário de formação o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), sediado no Sesc Consolação, em São Paulo, e dirigido por Antunes Filho, que usa um método baseado no compromisso social e na ética do artista.  O centro foi criado em 1982 e surgiu do Grupo Macunaíma. O diretor já revelou grandes atores da nova geração para a TV.

 

Em Curitiba, existem várias escolas de teatro, algumas delas são o Teatro Lala Schneider, a Cena Hum, o Teatro Barracão EnCena, a Companhia do Abração e o Centro Cultural Falec. Todas elas com alunos  e alunas que desejam seguir o caminho de conterrâneos. A cidade já abrigou atores que são protagonistas de novelas de televisão, como Alexandre Nero e Luis Mello, além de outros menos famosos.

 

 João Vitor Domingues quer especializar-se estuda teatro no Barracão EnCena (Crédito: João Alcará)  

 

O estudante de teatro, João Vitor Domingues, veio do interior do estado do Paraná para estudar na capital. Seu gosto pela arte desenvolveu-se logo na infância, com intenção de ter uma companhia de teatro fixa, para apresentar-se em diversas cidades. A ideia, no entanto, é antes partir para centro maiores, como São Paulo ou Rio de Janeiro, com objetivo de especializar-se. "Todo mundo tem um sonho de entrar na TV e eu também tenho o desejo de tentar, no futuro, trabalho numa grande emissora”, relata.

 

Cursos de teatro em Curitiba

 

Em Curitiba, muitas escolas de teatro oferecem curso de teatro e TV, para adultos e crianças. Confira abaixo algumas opções:

 

O Espaço cultural Falec  tem aulas de introdução ao teatro as quartas feiras, das 19:00 às 21:30 e aos sábados das 9h às 11h, ministrado por Fernando Klug. 

Endereço: Rua: Mateus Leme, 990, Centro Cívico. 

 

Teatro Lala Schneider  oferece cursos para crianças, adolescentes e adultos. Os cursos acontecem de segunda à sexta das 14h às 21h e aos sábados das 10h às 18h.

Endereço: Rua Treze de Maio, 629, Centro.

 

O teatro Barracão Encena está com as inscrições abertas para o curso de teatro com turmas para Crianças, adolescentes, adultos e terapêutico.

Endereço: Rua Treze de Maio, 160, Centro. 

 

No teatro Cena Hum as opções de cursos são para crianças, expressão teatral para os adolescentes, preparação de ator para maiores de 16 anos e teatro executivo para quem quiser melhorar suas habilidades profissionais. 

Endereço: Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco.

 

 

Com edição de Thays Polhmann

 

Please reload

Pibid: programa educacional valoriza a formação de docentes

02.12.2019

Escola de Karatê em São Miguel do Iguaçu nasce na persistência e dedicação

25.11.2019

Jovens LGBT enfrentam preconceito dentro de casa

18.11.2019

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

Siga a Entreverbos

Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo