Bolão: um esporte para todas as idades

07.12.2016

A modalidade esportiva existe há 3.500 anos e ainda atrai atenção de jovens praticantes

 

Jogadora de bolão do Clube Curitibano (Crédito: Arquivo pessoal/Daisy Martinelli)

 

De origem germânica, onde seu nome original é Kegeln, o bolão é um dos jogos mais antigos na história da humanidade. Considerado o ancestral do boliche já foi condenado como jogo de azar ou praga pela Igreja e pelo Estado, sendo que sofreu algumas modificações para a criação do boliche e sua legalização nos Estados Unidos.

 

Na atualidade o bolão é legalizado e atraí muitos esportistas, que veem no esporte uma forma de diversão. Daisy Martinelli é jogadora do time “Invocados”, do Clube Curitibano, e conta como começou seu interesse pelo jogo: “uma amiga me convidou, no começo achei que era jogo para idoso, porém descobri que é bem divertido”. No time de Daisy, o jogador mais novo tem 22 anos e a mais velha tem 82 - já foi campeã várias vezes e joga desde a fundação do grupo. No Clube Curitibano são cinco times com 150 participantes no total.

 

 Equipe Os invocados (Crédito: Arquivo pessoal/Daisy Martinelli)

 

Considerado um esporte amador, o bolão possui federações que organizam suas competições, sendo que esta modalidade esportiva é mais comum no Sul e Sudeste do Brasil. César Rose, auxiliar administrativo da Federação Paranaense de Bolão e Bocha, afirma que os campeonatos de bolão são bem organizados. Em Curitiba, temos como participantes da modalidade os principais clubes  Curitibano, Thalia, AABB, URCA, Rio Branco e o Paraná Clube. Estas equipes participam de campeonatos nacionais que são divididos por idade dos participantes e categoria de pinos. O ganhador do campeonato nacional participa do campeonato mundial de bolão que ocorre a cada dois anos.

 

A Federação Paranaense de Bolão e Bocha existe há 50 anos e está recuperando a história do bolão no Paraná, reavendo fotos, entrevistas dos campeonatos com seus associados para um arquivo na federação.

 César Rose e alguns troféus das equipes parananenses de bolão ( Crédito: Thais Choma)

 

O bolão é uma modalidade esportiva de precisão no qual o jogador começa incentivado por amigos ou familiares e, como seus pavilhões são em clubes, é necessário associação com os clubes participantes para poder praticar o esporte.

 

 

Bolão X bocha: você sabe qual a diferença ?

Apesar do jogo no Brasil participar da mesma Federação organizadora de seus campeonatos, o bolão e a bocha são jogos completamente diferentes um do outro. A começar pela sua história, o bolão foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães enquanto a bocha é legado dos imigrantes italianos.

 

O jogo de bocha consiste em arremessar, bochas (bolas) de madeira ou de resina sintética, sobre uma cancha de terra batida ou sintética, o objetivo do jogo é acertar a bocha e é uma modalidade disputada nos jogos paralímpicos. No jogo de bolão, o objetivo do jogador é arremessar as bolas na pista de madeira e acertar o maior número possível de pinos, possuindo variações de estilo de jogadas. Ambos possuem uma particularidade em comum: são mais praticados no Sul e Sudeste do país.

 

 

Please reload

Pessoas de todas as idades se rendem aos grupos de ciclistas

31.03.2020

Sem habilitação não tem trânsito seguro

17.03.2020

Um projeto de superação para além das quatro linhas

17.03.2020

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

Siga a Entreverbos

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias