top of page
  • Por Camila Mattiollo

Tumblr: plataforma auxilia no uso de softwares

A produção de designs e a escolha da profissão começa, para muitos, por meio de redes sociais

Abertura dos programas InDesign e Photoshop. (Crédito: Camila Mattiollo)

Para os estudantes de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, os programas da Adobe já se tornaram comuns. Photoshop, InDesign, Illustrator, Audition, Premiere fazem parte do dia a dia dos estudantes. O pacote Adobe é pago com licenças que variam de R$35 a R$175 reais e licenças temporárias gratuitas que duram entre uma semana ou um mês. O YouTube é uma das plataformas onde há mais facilidade de se encontrar tutorais para usar esses programas, mas o Tumblr também não deixa a desejar. O Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários compartilhar e publicar textos, imagens, áudios, vídeos, links, citações e diálogos.

Para aqueles que não querem gastar dinheiro com programas, há softwares gratuitos que se assemelham aos disponibilizados pela companhia americana. O Gimp é um exemplo de substituto para o softaware pago, que possibilita a abertura de arquivos PSD e é equipado com tantos recursos quanto Photoshop. O Inkscape é um editor vetorial que se assemelha ao Illustrator, sendo um editor de imagens 2D que possui suporte para várias funções de softwares comerciais. Ao diagramar um livro, jornal ou revista, o Scribus pode substituir o InDesign, e é um software disponível em vários idiomas, no qual há grande quantidade de formatos e gráficos. O Premiere pode ser substituído pelo Cinelerra, um editor de vídeo que trabalha com três principais processos de produção: captura, edição e composição de vídeos.

Esses softwares são usados também fora da faculdade, em todos os meios que trabalhem com edições de imagens, vídeos e áudios. Para quem se interessa pela área, é fácil encontrar na web materiais disponíveis para aprimoramento do uso desses softwares e também quem os ensine.

Ione Santana, 19 anos, é dona do Tumblr l-agallerrie, que é focado em recursos como psds, actions, templates, texturas, etc. Ela conta que inicialmente a url era “only-materials”, focada em materiais para que as pessoas enfeitassem o blog, como banners e vários outros recursos para esse meio. Este Tumblr acabou sendo hackeado e quando Ione tomou a decisão de começar um novo blog havia acabado de aprender a fazer colorização, que é o ato de colocar cor em uma imagem em preto e branco ou modificá-la, o que no início foi a ênfase do l-agallerrie.

Ao longo do tempo, Ione relata que aprendeu a fazer outros tipos de recursos e hoje seu blog é uma “galeria de recursos”. O blog disponibiliza psds (conjunto de efeitos em forma de camadas) para imagens e gifs, actions (grupo de ações gravadas, geralmente melhoram a nitidez da imagem), templates (páginas pré configuradas), tutoriais, styles (estilos de letras), gradientes (degrade de cores), fontes, texturas, pngs (imagens sem fundo), entre outros. Ione explica que basicamente usa o Photoshop, pois o foco principal de seu Tumblr é recursos para esse software, mas também faz uso do reprodutor de áudio e vídeo KMPlayer, que possibilita a captura e exportação de partes do material de um vídeo para captura de imagens.

A fotógrafa Késia Alves, 21 anos, conta ter começado a editar para o Tumblr por gostar de designs para o Twitter, já que nem sempre encontrava tal tipo de material. Dessa forma, candidatou-se a fazer tumblrs que procuravam moderadores e atendia aos pedidos, mas também fazia alguns de seu gosto. “Era divertido atender aos pedidos da galera porque era de um mundo que envolvia música, filme, série e artistas. Entretenimento é a área onde mais me interesso”.

Késia também faz uso do Photoshop e conta ter começado a se interessar pelo programa justamente por causa do Tumblr. A fotógrafa diz nunca ter feito curso para usar o programa, aprendendo por tentativa e erro. Ela ressalta ter hoje um gosto mais aprimorado e conviver com o universo do Tumblr a conquistou rápido. Relata ter se tornado mais criativa, adquirindo uma nova visão para arte gráfica, estética, fotografia e até decoração.

Dona do RoundPacks, a universitária Beatriz Tiemi conta que a inspiração para a criação do Tumblr veio a partir de uma amiga que já tinha uma plataforma bem formada no site. Seu blog é focado em ícones e cabeçalhos para design no Twitter.

Inicialmente, criou uma url voltada para edição de banners, mas, com o tempo e as ideias mudando, o blog passou a ser voltado para edições para o Twitter, criando assim o yolotwitter. “Esse Tumblr foi hackeado e eu não consegui recuperá-lo. Eu tinha desanimado bastante, mas uma amiga me convenceu a voltar e como eu gostava bastante de fazer packs para Twitter e packs com materiais, fotos, etc., resolvi voltar com o roundpacks e agora estou com ele até hoje”, afirma.

Definições de softwares. (Crédito: Camila Mattiollo)

Softwares na universidade

Beatriz Tiemi cursa Engenharia Civil e diz ter algumas aulas relacionadas com programas de computadores, mas que a escolha do curso não foi influenciada pelos programas de edição. “O Tumblr e edições em geral são um hobby. Agora minha rotina é um pouco puxada, mas sempre que dá um tempinho eu faço alguma edição para postar no Tumblr”.

A universitária ainda conta que o blog proporcionou amizades e gerou aprendizagem sobre edições e softwares. Atualmente, seu pai tem um restaurante e é ela quem faz os banners para divulgação por ter adquirido esse conhecimento.

Para a escolha do curso de Publicidade e Propaganda, Bianca Colares, 20 anos, diz ter sido influenciada principalmente pelas matérias do curso. Ela relata ter tido dois semestres de introdução à computação gráfica, onde aprendeu a usar Photoshop, Illustrator e InDesign, e, para ela, foi a melhor disciplina do curso até agora.

Segunda Bianca, saber usar, pelo menos, o Illustrator e o Photoshop na área de Comunicação Social é essencial. “É algo sempre usado na Publicidade, ainda mais se a pessoa tiver a intenção de ser diretor de arte ou ir para a parte de criação”, ressalta.

Nas aulas, Bianca diz ter tido uma ótima professora, porém o aprendizado depende muito de cada um. Apesar disso, se algum passo dado fosse perdido, ela tinha que descobrir sozinha, mas isso não deve desmotivar e sim levar o estudante a buscar soluções e não depender apenas das aulas.

Já Ione conta que o Tumblr fez com que a vida virtual ficasse mais divertida, avançando a ideia de rede social. Aprender para repassar informação foi sempre algo que gostou de fazer desde criança e esse contato com a rede social ajudou a guiar seu campo profissional. Ela também ressalta que ter um conhecimento prévio sobre o Photoshop já proporciona uma base do que esperar na vida profissional. “Ainda não faço faculdade, mas pretendo começar no final ou no início do ano que vem o curso de Design Gráfico”, diz.

Késia trabalha na área administrativa educacional, mas quer cursar Publicidade e ser uma fotógrafa profissional. Trabalhar em administração não a impede de utilizar os programas de edição, nem de tirar fotos. Cria artes para sua empresa e para amigos que conhecem seu lado artístico; logo, saber utilizar o software de edição de imagens é um benefício para sua vida tanto profissional quanto pessoal.

A decisão de cursar Publicidade e fotografar veio pela influência das edições para o Tumblr, conta Késia. A paixão por fotografia cresceu ao ingressar na rede social e as fotografias bem produzidas com que se deparava aumentou sua vontade de reproduzir aquilo. “A melhor sensação é receber os elogios sobre o que você fez, que para mim funciona nas duas áreas: fotografia e arte gráfica. A gente só não pode acomodar. Procurar sempre melhorar e evoluir”.

A plataforma Tumblr

Criado em 2007, a rede social reúne desde tutoriais de artesanato até pornografia. A plataforma não chega a ser um microblog, mas fica em uma categoria intermediária entre outros blogs, como Blogger, Wix e WordPress. Os usuários do Tumblr podem seguir outras contas e ver suas postagens na dashboard (painel). Além de seus próprios posts, o usuário pode reblogar, mesmo ato que compartilhar no Facebook, e gostar dos posts de outros blogs.

Lembrando um pouco o Twitter porque o usuário pode compartilhar e gostar de posts de relevância, o Tumblr disponibiliza temas pagos para os usuários moldarem à sua maneira. Mas, para aqueles que não querem pagar pelo serviço, os próprios usuários da plataforma disponibilizam htmls personalizados gratuitos em seus sites. Os temas podem ser editados da maneira que o usuário desejar, mudando desde as cores até o layout de quantas colunas quer que haja em sua página.

Pela facilidade de postagem, compartilhamento de imagens e comunicação, as edições que antes eram compartilhadas pela TwitPic do Twitter se voltaram ao Tumblr. Há blogs especializados apenas em edições para design do Twitter, outros que são especializados, porém focados apenas em um artista ou séries, aqueles que disponibilizam apenas recursos, além dos que apresnetam tutoriais e downloads.

bottom of page