top of page
  • Por Letícia Carstenzen

De passo em passo, caminhada ajuda a prevenir doenças

Caminhar todos os dias é um exercício leve e pode ser praticado por qualquer pessoa

A caminhada oferece vários benefícios para a saúde. (Crédito/ Divulgação: Pixabay)

Todos nós sabemos que, para manter uma vida saudável, além de uma boa alimentação, é essencial praticar exercícios físicos. A caminhada é um dos exercícios mais simples de ser feito, pois não tem restrição de idade, pode ser feita ao ar livre, dentro de casa ou na academia, além de poder ser realizada a qualquer hora do dia. A caminhada oferece vários benefícios à saúde física e mental. Os resultados já podem ser positivos com apenas 30 minutos de caminhada por dia.

Joseval Gonçalves é um exemplo de como a caminhada pode ajudar a melhorar a saúde. Após uma visita de rotina ao médico, foi orientado a iniciar a prática de exercícios: "O médico disse que estava com gordura no fígado e um pouco de colesterol alto, assim indicou que eu fizesse caminhada e corrida pelo menos três vezes por semana”.

Gonçalves caminha cerca de uma hora por dia, todos os dias da semana. Após um ano de exercícios, emagreceu oito quilos e garante que outros aspectos de sua saúde melhoraram desde então. "A autoestima aumentou bastante também", relata.

A personal trainer Isabela Cristina diz que a caminhada, além de ajudar no tratamento de doenças, pode prevenir algumas delas. Isso cabe tanto para problemas físicos quanto para problemas voltados para a mente: “Muitas vezes as pessoas começam a praticar a caminhada por algum motivo, como emagrecer, por exemplo, e então a rotina de caminhadas ajuda a prevenir outras doenças ou problemas que poderem ser adquiridos com o tempo".

Veja no quadro abaixo os principais benefícios da caminhada citados pela personal trainer:

(Crédito: Letícia Carstenzen)

Caminhada X corrida

A personal Isabela Cristina também afirma que existe sim diferença entre correr e caminhar. Geralmente, a caminhada é recomendada para pessoas sedentárias, que pretendem começar alguma atividade física, além de prevenir e ajudar no tratamento de algumas doenças. A corrida é aconselhada para pessoas que já praticam atividades físicas, sendo considerada mais eficiente quando o objetivo é emagrecer, ou seja, o resultado é obtido mais rapidamente.

Seja na corrida ou na caminhada, antes de praticar qualquer atividade física o ideal é procurar um médico e realizar os exercícios junto a um profissional capacitado. Veja algumas dicas de como caminhar de maneira saudável:

Alguns pontos são essenciais para uma caminhada mais saudável (Crédito: Letícia Carstenzen)

bottom of page