top of page
  • Por Fernanda Bueno

Aliados na hora de estudar

Conheça alguns alimentos que influenciam nosso desempenho na hora de estudar

Alguns alimentos, quando consumidos regularmente, costumam ajudar no desempenho dos estudos. (Crédito: Pixabay)

Ter uma alimentação saudável pode nos garantir saúde e bem-estar. Isso porque, dependendo do que escolhemos para nosso cardápio, é possível evitar doenças, garantir mais anos de vida, ter mais energia e um aproveitamento melhor do nosso dia. Além dos seus benefícios físicos, os alimentos também podem garantir saúde mental e proporcionar um grande rendimento nos estudos.

Somente uma boa alimentação pode garantir que o nosso cérebro trabalhe melhor. Isso acontece porque o que ingerimos pode fornecer vitaminas e nutrientes necessários ao organismo para que nossa mente tenha um desemprenho produtivo e eficiente. Com isso, quando nos alimentamos de comidas industrializadas, congeladas e pré-fritas, por exemplo, estamos consumindo itens que não trazem a quantia ideal de nutrientes.

A nutricionista Nathália Araújo afirma que alimentos aliados na hora de estudar são os ricos em vitaminas, principalmente do complexo B. Carnes, leites, ovos, brócolis, cereais integrais, ervilhas, amendoim, aspargo e espinafre são alguns exemplos. Ela afirma que também é possível colocar no cardápio alimentos com gorduras boas, como a castanha do Brasil.

Mayara Spilotro, acadêmica de Psicologia, confirma que a castanha ajuda no desempenho dos estudos. Depois de reeducar sua alimentação, a estudante diz que em sua nova lista dos "bons alimentos" não falta castanha e chia, que ela garante funcionar. “A castanha é um alimento riquíssimo em selênio, que é super importante para o bom funcionamento do cérebro. Já a chia é riquíssima em proteína. Por isso, na minha casa não faltam esses dois presentes da natureza. Uso sempre!”.

É bom evitar!

“O importante é evitar ao máximo alimentos super processados, como salgadinhos, que são ricos em sódio e pobre em nutrientes”, aponta a nutricionista. Mayara está no caminho certo, já que agora conta sempre com verduras e legumes. Ela ainda garante que evita alimentos com glúten, pois “pesa” no organismo.

Ter uma boa alimentação e procurar alimentos leves proporciona ao estudante menos cansaço físico. Afinal, se o corpo estiver cansado, a mente terá o desempenho intelectual prejudicado. Portanto, ter uma rotina e não exagerar em alimentos gordurosos, por exemplo, garante ao aluno disposição na hora de estudar e, com isso, facilidade para o aprendizado.

Para ouvir a entrevista completa com a nutricionista Nathália Araújo clique aqui.

bottom of page