Exposição de artes visuais é inspirada na artista plástica Rivane Neuenchwander

 

 O evento contou com 8 instalações inspiradas em trabalhos de grandes artistas. Foto: Nicole Cheyenne Padilha Vieira.

 

A Secretaria Municipal de Educação de São Lourenço, em Minas Gerais, promoveu a 1ª Mostra de Artes Visuais da cidade, com obras feitas pelos alunos da rede municipal de ensino. O evento aconteceu na sede da secretaria, apresentando releituras de obras de grandes artistas como Frida Kahlo, Leonardo da Vinci, e Pablo Picasso.

 

Segundo a diretora de desenvolvimento de ensino, Daniele Bacha, o evento surgiu como uma forma de valorizar o ensino de artes na escola: “Percebemos que muitas vezes as artes acabavam sendo deixadas de lado, para priorizar matérias como português e matemática. Os alunos tinham o livro de artes, mas quase não o usavam. E mesmo não sendo cobrada nos exames nacionais de ensino que são aplicados a esses alunos, é uma matéria superimportante, que contribui enormemente para o desenvolvimento dessas crianças. ”

 

Segundo Daniele “inicialmente o projeto iria ser desenvolvido apenas pelos estudantes de 1º ao 5º ano, mas foi tão legal que até as creches resolveram participar. ” Ela conta também que a prefeitura disponibilizou transporte público para todos os alunos virem a exposição. A diretora acredita que a Mostra foi um sucesso, e garante que a Secretaria de Educação já tem planos para realização de uma segunda edição.

 

A releitura dos trabalhos da artista plástica Rivane Neuenschwer propôs interação com o público. Foto: Nicole Cheyenne Padilha Vieira. 

 

 

A exposição que mais fez sucesso foi a inspirada na artista mineira Rivane Neuenschwander, considerada pelo The New York Times como uma das mais consagradas artistas plásticas da atualidade. Os estudantes fizeram uma releitura de várias de suas obras, em especial “O nome do medo”.

 

O destaque foi a grande quantidade de materiais reciclados utilizados. Carolina Teixeira, 14, é estudante e veio visitar a mostra: “Minha prima estuda em uma das escolas que participaram, e ela adorou participar. Ela fez um brinquedo reciclado que está aqui sendo exposto, como arte mesmo. ”

 

Daniela, a diretora de desenvolvimento de ensino, conta que o uso de materiais reciclados também é feito pela artista: “A proposta da Rivane é sempre de interação, de materiais que estão ao redor, das coisas que a gente encontra no dia a dia. E as escolas transcenderam, e fizeram um espaço de acolhimento e interação com os brinquedos que eles construíram. ”

Please reload

Pessoas de todas as idades se rendem aos grupos de ciclistas

31.03.2020

Sem habilitação não tem trânsito seguro

17.03.2020

Um projeto de superação para além das quatro linhas

17.03.2020

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

Siga a Entreverbos

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias