top of page
  • Por Thays Polhmann

Brasil é uma das referências em tratamentos para beleza

Segundo estudo realizado pela Fecomercio-SP, brasileiros gastam mais de 20 bilhões por ano em salão de beleza.

Dentre os tratamentos mais procurados para o corpo estão os que combatem as estrias e celulites (Crédito: Freepik)

A busca para se encaixar em um padrão de beleza não é algo recente. Cirurgias plásticas e tratamentos estéticos são assuntos recorrentes no universo feminino - mas, não apenas deste. No Brasil, essa procura pela beleza é ainda mais evidente que em outros países.

A dermatologista Marina Besen Guerini diz que o Brasil é um dos países referência quando se fala em tratamentos cosmiátricos (cosméticos). "As mulheres brasileiras adoram cuidar da pele, cabelo e corpo. Acredito se tratar de uma questão cultural e, quando bem dosada, contribui para a sensação de felicidade e bem-estar”, comenta.

Um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) mostra que os brasileiros gastam mais de 20 bilhões por ano em salão de beleza. A pesquisa mostrou que R$11,8 bilhão é gasto pela classe C.


A necessidade de ser e mostrar para os outros que é bonita é tão importante que, nos dias atuais, um homem na Argélia está processando a sua esposa por vê-la sem maquiagem pela primeira vez. Ele diz que quer uma compensação por danos psicológicos. Quando ele viu a esposa com o rosto limpo, pensou que alguém tinha invadido a sua casa, pois não a reconheceu na hora.


Essa necessidade de buscar o corpo ideal, às vezes, pode passar do limite aceitável. Guerini afirma que cabe ao médico dermatologista identificar qualquer excesso da paciente. "Acredito que a busca pela beleza e pelo corpo ideal, quando bem dosada, podem contribuir para a sensação de bem-estar e de saúde. Mas, com certeza, os excessos são prejudiciais, como em vários outros exemplos”, declara.



Múltiplos tratamentos para ser mais bela


Os tratamentos estéticos que as mulheres mais procuram para a face são, segundo Guerini, tratamento de manchas e linhas de expressão, e para o corpo: tratamento para estrias e celulite. Para a dermatologista, os tratamentos devem ser preventivos e naturais, sem muita agressão.


O ideal, de acordo com a especialista, é começar a cuidar da pele na juventude e procurar um profissional regularmente. "As novas técnicas de hoje utilizam lasers para o tratamento de manchas e de flacidez, fios de sustentação para a face, além de novas técnicas de aplicação de toxina botulínica e preenchimentos cutâneos”, diz Guerini.



Os homens também se cuidam

Já há alguns anos que os homens vem entrando no mundo da beleza e buscando cuidar da aparência. Segundo Guerini, os tratamentos que eles mais buscam são os que não deixam marcas e os preventivos.


No Brasil, os homens ocupam o segundo lugar no mercado mundial na venda de produtos de cosméticos masculinos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os produtos que eles mais buscam são creme hidratantes e produtos para o cabelo. Também gostam de produtos multifuncionais, que facilitam a rotina e cada vez mais aderem aos cremes antienvelhecimento.


bottom of page