top of page
  • Por Letícia Carstenzen

Aplicativos de táxis: novidade ganha espaço entre os usuários

Os aplicativos oferecem diversas vantagens aos usuários

A maioria dos aplicativos disponibiliza a solicitação dos serviços pelo celular. (Créditos: Letícia Carstenzen)

O uso de smatphones facilitou, e muito, a vida das pessoas em algumas áreas. Esses aparelhos permitem que o usuário obtenha diversos serviços a partir da tela do celular - e isso não poderia ser diferente quando o assunto é solicitação de viagens. Hoje é possível encontrar uma variedade de aplicativos voltados para esse mercado. O que pesa na escolha dos usuários, além da avaliação dos preços, são as vantagens oferecidas.

Um dos aplicativos com mais destaque atualmente é o Uber. Além do preço mais acessível, o Uber investe muito no conforto de seus usuários e preza por um ótimo atendimento por parte de seus motoristas. Como esse sucesso afetou de forma direta as solicitações de viagens através dos táxis, alguns aplicativos para táxis começaram a surgir no mercado como uma forma de “concorrência”, buscando atrair antigos e novos clientes. Entre os mais conhecidos está o 99táxi, Táxi 10 e TáxiFree.

O TáxiFree está entre um dos mais novos aplicativos lançado no mercado e atualmente possui cerca de 5 mil usuários. Ele foi desenvolvido por uma empresa de Curitiba, lançado em 2016 e está sendo implantado em Salvador. Segundo Carlos Carvalho, o responsável pela Agência Água MKT Digital, que desenvolveu o aplicativo, a ideia é levar o TáxiFree para outros lugares do Brasil. "O lançamento oficial para Salvador está agendado para o início de junho de 2017. Pretendemos levar o aplicativo para os outros centros, principalmente no eixo Rio-São Paulo, até o segundo semestre deste ano", relata.

Em busca de um diferencial, o TáxiFree permite o uso da carona de até três pessoas. Assim, o usuário poderá economizar até 66% no valor da corrida. Carlos Carvalho afirma que o aplicativo teve um retorno positivo por parte dos usuários e também pelos taxistas cadastrados no aplicativo até o momento. “Hoje somos homologados como Aplicativo Oficial da Cidade de Salvador-BA, e estamos em tratativas avançadas com a Prefeitura de Curitiba. E, por não aplicarmos (descontos e taxa de adesão) junto aos taxistas, obtivemos um grande número de inscritos”, conta.

Além de vários benefícios, o TáxiFree está preocupado com outras questões, como sustentabilidade e responsabilidade. “Temos o maior desconto praticado no mercado, com rapidez, agilidade e segurança, beneficiando a sociedade. Uma vez que o cliente poderá usufruir dos serviços nas saídas de baladas e eventos e, assim evitar acidentes, estamos apresentando uma solução: um aplicativo socialmente responsável e sustentável com foco na melhoria contínua, contribuindo e atuando efetivamente na mobilidade urbana e redução de CO2, com possibilidade do usuário fazer negócios e novos amigos", cita Carlos Carvalho, o responsável pela Agência Água MKT Digital.

De olho no crescimento desse tipo de serviço, as empresas tradicionais de táxis também estão investindo em novidades e facilidades para os passageiros. Um exemplo disso é a unificação das empresas Sereia, Capital e Curitiba que passaram a circular na capital em maio deste ano.

Entre as vantagens oferecidas ao usuário, a unificação promete uma maior rapidez na viagem, melhor qualidade de atendimento e a possibilidade de realizar corridas com preço fechado, já estabelecido junto ao motorista, além do desconto que varia entre 30% a 50%. Por enquanto, o serviço pode ser solicitado por call center, pelo WhatsApp de uma das três empresas associadas ou pelo aplicativo da Capital, que já está disponível para os dispositivos móveis.

Principais benefícios oferecidos em cada app de táxi. (Crédito/ Divulgação: Letícia Carstenzen)

Ouvindo os usuários

Aplicativos levam muito em consideração a opinião de seus usuários, sendo uma forma de melhorar e também garantir que solicitem as viagens mais de uma vez. Por isso, a maioria desses serviços permite que o usuário faça uma avaliação ao final da viagem.

Thais Cristiny Castilhos, de 26 anos, é recepcionista e usa semanalmente o serviço de viagens e já o solicitou em diferentes aplicativos. "Eu uso sempre os serviços de viagens, principalmente no final de semana, devido ao meu trabalho ser longe de casa; eu posso dizer que existe sim diferença de um aplicativo para outro, principalmente em atendimento e preço. Vale a pena solicitar em outros aplicativos para ver qual é mais vantajoso", sugere.

Vale lembrar que todos os aplicativos devem ser usados com atenção. É importante se certificar de que o motorista é cadastrado a fim de evitar transtornos e garantir uma viagem confortável e segura.

bottom of page