Escola de Karatê em São Miguel do Iguaçu nasce na persistência e dedicação

Os professores Zilmar Tramontin (direita) e Diego Pasin (esquerdo) ao lado dos caratecas da Escola Evolução Karatê. Foto: Mayara dos Santos. 

 

Toda prática de esporte traz muitos benefícios à saúde, além de proporcionar relações interpessoais voltadas para a formação de caráter. Estes foram os principais motivos que deram sustentação para a fundação da Escola Evolução Karatê, no município de São Miguel do Iguaçu (PR). Com pouco mais de cem alunos com idade entre cinco e 16 anos, a escola funciona dentro das instalações da prefeitura, e oferece aulas gratuitas à comunidade. O projeto nasceu da luta e persistência do carateca e professor de educação física Zilmar Tramontin.

 

Quando começou a lecionar, há dez anos, Tramontin viu de perto a dificuldade dos alunos para participar de competições e de conseguir frequentar as aulas. Para manter o projeto e dar assistência aos alunos, o sensei, palavra japonesa usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre, encontrou ajuda na prefeitura de São Miguel do Iguaçu, e também na Itaipu Binacional, que ajudam a financiar e dar espaço para a participação dos alunos. 

 

​O resultado vem em forma de medalhas e da melhora no rendimento dos jovens nas escolas. O crescimento da escola nos últimos anos é notável. Além de possuir caratecas capacitados, a escola participou de diversos campeonatos, entre eles o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, em  2017, competição que rendeu 21 medalhas para a equipe, sendo 8 de ouro, 4 de prata e 9 de bronze. 

 

O Karatê beneficia o corpo em outros aspectos, entre eles a saúde física, influenciando o desenvolvimento emocional, concentração, equilíbrio, flexibilidade, coordenação, concentração e respeito ao próximo. Pela sua versatilidade na saúde e na educação, o Karatê tem sido uma das principais opções de escolha por parte dos pais. “O Karatê não é somente socos e chutes, e sim um esporte pacifico, que tem como finalidade o respeito, a defesa e nunca o ataque“, explica o professor de educação física Zilmar Tramontin.

 

 

Fruto do Karatê

 

João Vitor Spelfeld ao lado de seu amigo e carateca João Borth. Foto: Mayara dos Santos.

 

José Vitor Spelfeld é filho de Janis José Spelfeld, formado em Educação Física e fã do esporte. Janis colocou seu filho com apenas 5 anos na Escola Evolução. Hoje, com 13 anos e 8 de experiencia no esporte, João já conquistou diversas medalhas, entre elas uma de ouro no último Campeonato Paranaense de Karatê, realizado neste ano em Matinhos (PR).

Please reload

Atividades culturais na internet ajudam a enfrentar a quarentena

19.05.2020

Em tempos de isolamento, a solidariedade está em pequenos gestos

12.05.2020

Psicólogos alertam sobre a saúde mental em tempos de quarentena

30.04.2020

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

Siga a Entreverbos

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias