Escola de Karatê em São Miguel do Iguaçu nasce na persistência e dedicação

Os professores Zilmar Tramontin (direita) e Diego Pasin (esquerdo) ao lado dos caratecas da Escola Evolução Karatê. Foto: Mayara dos Santos. 

 

Toda prática de esporte traz muitos benefícios à saúde, além de proporcionar relações interpessoais voltadas para a formação de caráter. Estes foram os principais motivos que deram sustentação para a fundação da Escola Evolução Karatê, no município de São Miguel do Iguaçu (PR). Com pouco mais de cem alunos com idade entre cinco e 16 anos, a escola funciona dentro das instalações da prefeitura, e oferece aulas gratuitas à comunidade. O projeto nasceu da luta e persistência do carateca e professor de educação física Zilmar Tramontin.

 

Quando começou a lecionar, há dez anos, Tramontin viu de perto a dificuldade dos alunos para participar de competições e de conseguir frequentar as aulas. Para manter o projeto e dar assistência aos alunos, o sensei, palavra japonesa usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre, encontrou ajuda na prefeitura de São Miguel do Iguaçu, e também na Itaipu Binacional, que ajudam a financiar e dar espaço para a participação dos alunos. 

 

​O resultado vem em forma de medalhas e da melhora no rendimento dos jovens nas escolas. O crescimento da escola nos últimos anos é notável. Além de possuir caratecas capacitados, a escola participou de diversos campeonatos, entre eles o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, em  2017, competição que rendeu 21 medalhas para a equipe, sendo 8 de ouro, 4 de prata e 9 de bronze. 

 

O Karatê beneficia o corpo em outros aspectos, entre eles a saúde física, influenciando o desenvolvimento emocional, concentração, equilíbrio, flexibilidade, coordenação, concentração e respeito ao próximo. Pela sua versatilidade na saúde e na educação, o Karatê tem sido uma das principais opções de escolha por parte dos pais. “O Karatê não é somente socos e chutes, e sim um esporte pacifico, que tem como finalidade o respeito, a defesa e nunca o ataque“, explica o professor de educação física Zilmar Tramontin.

 

 

Fruto do Karatê

 

João Vitor Spelfeld ao lado de seu amigo e carateca João Borth. Foto: Mayara dos Santos.

 

José Vitor Spelfeld é filho de Janis José Spelfeld, formado em Educação Física e fã do esporte. Janis colocou seu filho com apenas 5 anos na Escola Evolução. Hoje, com 13 anos e 8 de experiencia no esporte, João já conquistou diversas medalhas, entre elas uma de ouro no último Campeonato Paranaense de Karatê, realizado neste ano em Matinhos (PR).

Please reload

Drone: o “zangão” moderno e seus múltiplos benefícios

09.12.2019

Pibid: programa educacional valoriza a formação de docentes

02.12.2019

Escola de Karatê em São Miguel do Iguaçu nasce na persistência e dedicação

25.11.2019

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

Siga a Entreverbos

Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo