top of page

Além do corpo: os benefícios do Pilates para a saúde mental

  • Foto do escritor: Revista EntreVerbos
    Revista EntreVerbos
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
Fernanda Araújo e Farias, diagnosticada com TDAH, descobriu no Pilates um aliado não só para o corpo, mas também para a mente. Créditos: Rafaela Brandão Oliveira
Fernanda Araújo e Farias, diagnosticada com TDAH, descobriu no Pilates um aliado não só para o corpo, mas também para a mente. Créditos: Rafaela Brandão Oliveira

Olho: “Depois de um dia cheio, quando começo a me concentrar nos movimentos do Pilates, percebo que todo o resto ficou para trás. Não penso mais naquilo.” (Fernanda Araújo e Farias)


Entre o turbilhão de pensamentos, a dificuldade de manter o foco e a inquietação constante, vivem milhões de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Estima-se que entre 5% e 8% da população mundial seja afetada pelo transtorno, segundo o Ministério da Saúde.


Embora associado à infância, o TDAH persiste na vida adulta, como é o caso de Fernanda Araújo e Farias, 27 anos. Diagnosticada há pouco mais de um ano, ela já fazia acompanhamento psiquiátrico para compreender melhor os sintomas que a acompanhavam.


CORPO E MENTE EM MOVIMENTO


Hoje, Fernanda une o tratamento farmacológico e psicológico à prática do Pilates. “Escolhi essa atividade física inicialmente para sair do sedentarismo, mas observei outros benefícios para minha saúde”, conta. “Como o Pilates exige concentração e movimentos precisos, a nossa mente parece que faz um ‘reset’, ela descansa”, diz.


Ela percebe melhora nos sintomas do TDAH . “Depois de um dia cheio, quando começo a me concentrar nos movimentos do Pilates, percebo que todo o resto ficou para trás. Não penso mais naquilo.”


Práticas como o Pilates vêm ganhando destaque por promover não apenas alívio físico e equilíbrio emocional, algo valioso para quem convive com o transtorno. Essa percepção é compartilhada por Thayse Vilar, 30 anos, fisioterapeuta e proprietária do estúdio que Fernanda frequenta.


“Para alunos com TDAH, o Pilates pode ser um grande aliado. Ele trabalha concentração e controle corporal de forma consciente. A repetição dos movimentos com atenção à respiração cria um ambiente propício para reduzir a agitação mental”, explica.

Conheça os sintomas de TDAH e os benefícios da prática do Pilates:


Infográfico criado por Rafaela Brandão Oliveira
Infográfico criado por Rafaela Brandão Oliveira

UM EXERCÍCIO QUE ACOLHE CADA HISTÓRIA


A fisioterapeuta atua com Pilates desde 2020, mas sua história com o método começou como aluna. “Os benefícios foram tantos, em postura, dores e bem-estar, que me despertaram o desejo de levar isso a outras pessoas. Hoje vejo o Pilates como ferramenta eficaz de reabilitação e promoção da saúde.”


Fisioterapeuta Thayse Vilar, à esquerda, durante uma das aulas no estúdio. Créditos: Rafaela Brandão Oliveira
Fisioterapeuta Thayse Vilar, à esquerda, durante uma das aulas no estúdio. Créditos: Rafaela Brandão Oliveira

O estúdio atende alunos com perfis variados, desde idosos até pessoas em pós-operatório. “O Pilates trabalha o corpo como um todo, com baixo impacto e muitos ganhos físicos e mentais”, conta Thayse.


A fisioterapeuta reforça que o Pilates também contribui para a saúde mental por exigir foco, atenção plena e controle da respiração. “Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, a evolução física e o alívio das dores melhoram o humor, a autoestima e a disposição.”


A psicóloga Ana Carolina Coutinho complementa: “Exercícios como o Pilates favorecem a atenção plena, a consciência corporal e a autorregulação emocional, especialmente em pessoas com TDAH ou altos níveis de estresse”.


Por isso, o planejamento das aulas deve respeitar a individualidade do aluno, considerando queixas, limitações, objetivos e histórico clínico para resultados mais eficazes.

Comentários


  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias

Siga a Entreverbos

bottom of page