Brasil é uma das referências em tratamentos para beleza

Segundo estudo realizado pela Fecomercio-SP, brasileiros gastam mais de 20 bilhões por ano em salão de beleza.

 

 Dentre os tratamentos mais procurados para o corpo estão os que combatem as estrias e celulites (Crédito: Freepik)

 

A busca para se encaixar em um padrão de beleza não é algo recente.  Cirurgias plásticas e tratamentos estéticos são assuntos recorrentes no universo feminino - mas, não apenas deste. No Brasil, essa procura pela beleza é ainda mais evidente que em outros países.

 

A dermatologista Marina Besen Guerini diz que o Brasil é um dos países referência quando se fala em tratamentos cosmiátricos (cosméticos). "As mulheres brasileiras adoram cuidar da pele, cabelo e corpo. Acredito se tratar de uma questão cultural e, quando bem dosada, contribui para a sensação de felicidade e bem-estar”, comenta.

 

Um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) mostra que os brasileiros gastam mais de 20 bilhões por ano em salão de beleza. A pesquisa mostrou que R$11,8 bilhão é gasto pela classe C.

 

A necessidade de ser e mostrar para os outros que é bonita é tão importante que, nos dias atuais, um homem na Argélia está processando a sua esposa por vê-la sem maquiagem pela primeira vez. Ele diz que quer uma compensação por danos psicológicos. Quando ele viu a esposa com o rosto limpo, pensou que alguém tinha invadido a sua casa, pois não a reconheceu na hora.

 

Essa necessidade de buscar o corpo ideal, às vezes, pode passar do limite aceitável. Guerini afirma que cabe ao médico dermatologista identificar qualquer excesso da paciente. "Acredito que a busca pela beleza e pelo corpo ideal, quando bem dosada, podem contribuir para a sensação de bem-estar e de saúde. Mas, com certeza, os excessos são prejudiciais, como em vários outros exemplos”, declara.

 

 

Múltiplos tratamentos para ser mais bela

 

Os tratamentos estéticos que as mulheres mais procuram para a face são, segundo Guerini, tratamento de manchas e linhas de expressão, e para o corpo: tratamento para estrias e celulite. Para a dermatologista, os tratamentos devem ser preventivos e naturais, sem muita agressão.

 

O ideal, de acordo com a especialista, é começar a cuidar da pele na juventude e procurar um profissional regularmente. "As novas técnicas de hoje utilizam lasers para o tratamento de manchas e de flacidez, fios de sustentação para a face, além de novas técnicas de aplicação de toxina botulínica e preenchimentos cutâneos”, diz Guerini.

 

 

Os homens também se cuidam

 

Já há alguns anos que os homens vem entrando no mundo da beleza e buscando cuidar da aparência. Segundo Guerini, os tratamentos que eles mais buscam são os que não deixam marcas e os preventivos.

 

No Brasil, os homens ocupam o segundo lugar no mercado mundial na venda de produtos de cosméticos masculinos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os produtos que eles mais buscam são creme hidratantes e produtos para o cabelo. Também gostam de produtos multifuncionais, que facilitam a rotina e cada vez mais aderem aos cremes antienvelhecimento.

 

 

Please reload

Pessoas de todas as idades se rendem aos grupos de ciclistas

31.03.2020

Sem habilitação não tem trânsito seguro

17.03.2020

Um projeto de superação para além das quatro linhas

17.03.2020

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

Siga a Entreverbos

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias