top of page
  • Por Letícia de Oliveira e Kevin Capobianco

Cândido: o importante agente literário

O jornal literário da Biblioteca Pública está em sua 60° edição e tem colaborações de escritores, poetas e jornalistas de todo o país


Crédito: Letícia de Oliveira

Hoje o jornal Cândido tem todas as suas publicações disponíveis para download. (Crédito: Letícia de Oliveira)

O Cândido é um jornal produzido pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP), distribuído mensalmente em vários espaços culturais, cafés, escolas, presídios, etc., além de estar disponível na própria biblioteca. A tiragem de 10 mil exemplares acaba antes do final do mês, tendo um retorno muito positivo do público leitor, segundo a coordenação editorial.

O jornal dá visibilidade não só para a literatura local, mas também para a nacional. O coordenador editorial, Luiz Rebinski Junior, comenta que “o Cândido faz uma ponte entre os autores locais e os escritores de outros estados, outras cenas. Publicar poetas de regiões distintas do país, por exemplo, é uma boa forma de diálogo”. Além disso, Rebinski comenta que no Cândido existe a possibilidade de publicar ensaios ou matérias de seis ou oito páginas, entrevistar várias fontes para um único assunto.

“O Cândido só publica textos inéditos, concentra-se exclusivamente em autores contemporâneos. A partir disso, o material é avaliado pelo seu valor literário. Ou seja, há atenção especial em como o autor trabalha a linguagem, se dialoga ou não com outros escritores e obras, se tem clareza e se o conteúdo trata de questões pertinentes ao nosso tempo”, explica Luiz Rebinski sobre o processo de seleção de textos para cada edição do jornal.


Personagens além dos livros


O Jornal Cândido teve sua 1° edição publicada em agosto de 2011 e seu nome foi inspirado na Rua Cândido Lopes, onde fica a BPP, sendo uma homenagem à instituição. Cândido Lopes foi fundador do primeiro jornal periódico do Paraná, O Dezenove de Dezembro. O prédio da BPP foi construído no terreno onde antes funcionava o Teatro São Leopoldo, antecessor do Teatro Guaíra. Hoje é patrimônio tombado historicamente.

O Cândido tem a missão de trazer literatura em suas páginas, ser um canal de diálogo com os frequentadores da BPP e formar novos leitores. Assim como a revista Joaquim e o jornal Nicolau, o Cândido tem sido um importante personagem na cultura paranaense, cumprindo um de seus objetivos expressos no editorial de sua edição de estreia.

Além do Cândido, hoje temos os jornais RelevO e o jornal Rascunho, que seguem a mesma linha editorial, tratando de assuntos relacionados à cultura. Estes impressos também trazem poesias, publicando textos de alguns escritores. Confira a linha do tempo dos jornais culturais e literários de maior sucesso no Brasil:

Serviço: Para ter acesso a todas as edições do Cândido, a BPP disponibiliza os arquivos no site do jornal.

bottom of page