Edição de fotos na palma da mão

30.11.2016

Conheça os melhores aplicativos para edição de fotos, segundo os especialistas.

 

Número de smartphones chegou a 168 milhões no Brasil em maio de 2016, segundo FGV.

(Crédito: Elisson Maia)

 

Entre os aplicativos (apps) mais baixados nas lojas de smartphones, no topo, estão os de edição de foto. A cada dia, mais pessoas fazem parte de redes de compartilhamento de imagens.

 

O ciclo é simples: você tira a foto, edita no seu smartphone e compartilha nas redes sociais. Ou, às vezes, utiliza redes de compartilhamento instantâneo, onde a foto é editada no próprio aplicativo e postada na hora. A EntreVerbos conversou com fotógrafos  para trazer dicas sobre apps relacionados à fotografia. Entre os aplicativos mais baixados nas lojas de smartphones, no topo estão os de edição de foto.

 

Para começar, testamos e preparamos um manual com os melhores apps para cada função.

 

PARA FOTOGRAFAR

Vsco - Inclui focos e controles de exposição em separado, e uma variedade de modos de disparo e conjuntos de filtros. (Gratuito para IOS e Android)

 

Manual RAW - Para os fotógrafos mais criativos, pode ajudar com a exposição da luz, velocidade do obturador, ISO e muito mais. ($3,99 para IOS)

 

ProCam4 - Com funcionalidades dignas de profissionais, aplica filtros, define um temporizador e tira fotos até enquanto filma. ($4,99 para IOS)

 

PARA EDITAR

Enlight -  É o canivete suíço dos editores de fotos por ser versátil, leve e fácil; conta com várias funcionalidades. ($3,99 para IOS)

 

Darkroom by Bergen - Guarda todas as suas edições, caso você não curta o resultado final. Pode até ajustar curvas da foto. (Gratuito para IOS)

 

Snapseed - Eleito o melhor App do Ano para iPad em 2011, conta com uma fantástica seleção de ferramentas simples e sotisficadas que tornam possível a edição de fotos em alto nível. (Gratuito para IOS e Android)
 

PARA COMPARTILHAR

INSTAGRAM - É a rede de compartilhamento de fotos mais ativa com milhões de usuários de vários lugares do mundo.  Conta com filtros e efeitos do próprio app para compartilhar em seguida com os seguidores. (Gratuito para IOS e Android)
 

TUMBLR - Uma enorme coleção de blogs. Crie seu próprio blog e compartilhe fotos com o mundo, marcando-as para que todos possam encontra-lás. (Gratuito para IOS e Android)

 

FACEBOOK - A mais utilizada rede social, ótimo lugar para comentar as fotos de seus amigos e compartilhar as suas. (Gratuito para IOS e Android)

 

Instagram Stories X Snapchat: fotos apenas por 24h

A onda de aplicativos que deixam a sua foto online apenas por 24 horas já existe, mas para concorrer com o Snapchat, o grupo dono do Facebook lançou o Instagram Stories, ferramenta disponível no seu feed do Instagram. O sistema é o mesmo do Snapchat: você tira a foto ou faz o vídeo no próprio app, coloca o efeito, o texto, o emoji  e compartilha por um tempo limite de um dia. A briga é grande, já que o grupo tentou por inúmeras vezes comprar o Snapchat. Sem êxito, criou a sua própria ferramenta.
                   

(Crédito: Elisson Maia)

 

Para João Sinhori, que é fotógrafo de eventos, ter a opção de aplicativos em versões para smartphones e desktop de computadores faz toda a diferença. “No dia a dia prefiro usar apps no smartphone, pois são rápidos e respondem às necessidades básicas. Mas, quando estou trabalhando com outras pessoas e preciso desenvolver um projeto maior, prefiro a versão para desktop, já que as limitações, como o tamanho da tela, são menores”, destaca.

 

A fotógrafa Taiza Stocchero lembra que alguns apps são limitados quanto aos retoques necessários. "Se existissem mais recursos seria uma possibilidade aceitável". Para as fotos do dia a dia, indica o VSCO no celular. "O facetune é um app com recursos de retoque interessantes e recomendo para selfies”, acrescenta. Este é  um dos apps que está no topo dos mais baixados na categoria “pagos”.

 

Já Jaqueline Langner, também fotógrafa, indica o app mais bem avaliado na loja de produtos IOS. “Utilizo o Adobe Photoshop Express no meu dia a dia”.

 

 

Confira cinco dicas para obter boas fotos

Todos os fotógrafos entrevistados pela EntreVerbos concordaram em uma coisa: é impossível desenvolver suas habilidades apenas tirando selfies e editando-as com os efeitos do Instagram. Para ajudar, eles deram cinco dicas infalíveis para sua foto:

 

1) Explore seu smartphone. Tenha tempo para entender seus recursos, conhecer as funcionalidades do aparelho é fundamental;

 2) Trabalhe na composição da cena. Entender seu ambiente ajuda em itens como luz e enquadramento;

3) Pratique! Tirar fotos todos os dias aprimora as técnicas;

4) Sempre limpe a câmera;

5) Criatividade é indispensável!  

 

Please reload

Pessoas de todas as idades se rendem aos grupos de ciclistas

31.03.2020

Sem habilitação não tem trânsito seguro

17.03.2020

Um projeto de superação para além das quatro linhas

17.03.2020

1/3
Please reload

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Revista online produzida pelos alunos do curso de Jornalismo
Siga a EntreVerbos
  • fb icon 2
  • yt icon 2
Revista digital produzida pelos alunos do curso de Jornalismo 
 

Centro Universitário Internacional| UNINTER |

Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro | Curitiba-PR |

revistaentreverbos@gmail.com

Siga a Entreverbos

 Site projetado por Agência Experimental Grafita
Colaboração de layout por Guilherme Dias