top of page
  • Por Ivana Adrogué

Sites facilitam vendas de livros usados

A procura por sebos tem aumentado devido ao serviço online, que reúne as principais lojas do Brasil

O site Estante Virtual, por exemplo, é utilizado no Sebo Líder. (Crédito: Ivana Adrogué)

Os tradicionais sebos - ou lojas de livros usados - estão migrando para o meio online nos últimos anos, segundo registro de vendas e observação de funcionários do sebo físico Sebo Líder, localizando no centro da cidade de Curitiba. A facilidade de encontrar livros sem sair de casa, pela internet, movimentou este setor tradicional, que antes dependia da visita física.

A vendedora do Sebo Líder há cinco anos, Janaína Santos, diz que houve um visível aumento de vendas, tanto na loja física quanto na online, neste tipo de comércio que trabalha com preços baixos. “Com a crise, ocorreu aqui o inverso do que aconteceu com o restante do comércio: houve a migração da clientela das livrarias para os sebos, por ser uma opção mais barata, já que os livros estão todos em bom estado", destaca.

A utilização vasta de sites de busca que reúnem sebos por todo o país tem transformado a tradicional forma de adquirir produtos, já que possibilita ao consumidor maior oportunidade de encontrar um produto específico com um preço justo. Dentre os consumidores que ainda não migraram para este sistema, pode-se citar os amantes de livros, que apreciam circular entre as prateleiras e manusear as obras, e os receosos sobre o funcionamento de compra online.

A consumidora Juliane Grinberg, que reside na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, relata que não foi fácil iniciar o uso dos sites de compra. “Creio que as ressalvas se deem mais na questão do envio, ou seja, eu não comprava por receio de clonagem ou coisas do gênero, mas sim por medo de o produto não chegar”, conta. Juliane afirma também que faz mais uso do sebo físico, pois se considera uma amante de livros. “Eu adoro os sebos, adoro cheiro de livro velho, livro que, além de contar uma história, possui uma história”.

Sites como Sebos Online, Estante Virtual e Livronauta existem para trazer aos consumidores às diversas opções de sebos espalhadas por todos os cantos do país. Por mais assustador que possa parecer para alguns o avanço tecnológico atual, esse tipo de ferramenta pode facilitar a vida de vendedores e consumidores.

“Acho muito válido o uso dos sites de busca, quando eles ajudam o estudante, o público geral, a encontrar algo que seja muito específico ou que está muito longe; e o consumidor nem precisa sair de casa para comprar um livro”, relata Janaína.

A consumidora Juliane diz que, em sua primeira experiência com sites de busca, se surpreendeu: “descobri que tinha o livro que eu queria em um sebo bem pertinho da minha casa. Fui lá e comprei. Fiquei super satisfeita!”. Juliane ainda acredita que, cada vez mais, a autonomia dos usuários aumenta, mas percebe que isso faz diminuir o contato entre as pessoas, o que pode não ser tão positivo.

Muitos desses sites de busca propõem uma parceria aos sebos, divulgando seu acervo e proporcionando a venda online. É o que acontece com o Sebo Líder, que, segundo Janaína, não vê como ameaça nenhuma dessas novas inovações online, já que elas proporcionam ao consumidor um maior contato com a leitura e conhecimento. Ela ainda diz enxergar tudo isso como progresso na acessibilidade aos livros. “Toda a forma de conhecimento é valida, não considero uma ameaça, mas sim um complemento à cultura”, ressalta.

Confira abaixo as fotos de um dos sebos que fornece tanto a opção tanto de livros físicos quanto a busca e compra online.

bottom of page