top of page
  • Revista EntreVerbos

Câncer em mulheres promove aumento de iniciativas solidárias de doação de cabelo

Escola particular e clínica de estética uniram esforços no projeto “Mechas com paixão” durante o Outubro Rosa em Joinville.

Por Miquéas Almeida

Alunas do Colégio Adventista e cabeleireiras participaram da ação de corte de mechas. (Foto: Miquéas Almeida)


As alunas do Colégio Adventista de Joinville têm motivos para lembrar com carinho do dia 17 de outubro de 2023. Foi uma manhã em que a aula principal não foi de português ou matemática, mas sim de solidariedade. Em pleno mês da campanha Outubro Rosa, crianças e adolescentes se voluntariaram para doar suas mechas de cabelo, com o devido consentimento dos pais, para mulheres em tratamento oncológico.


Todo esse gesto de carinho faz muito sentido, pois o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou que em 2023 seriam diagnosticados apenas entre as mulheres 362.730 novos casos da doença no Brasil, sendo o câncer de mama o mais prevalente no sexo feminino. Dados do portal DataSus revelam que, entre os cinco tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, a neoplasia de mama continua sendo também a que apresenta o maior índice de óbitos.


Quem estava toda ansiosa para doar os cabelos era a Analu de Oliveira, de nove anos, tanto que ela foi a primeira da fila. “O cabelo é algo importante para nós mulheres, e poder doar um pouquinho do meu é algo muito significativo para essas mulheres que precisam”, disse a empolgada estudante, não só por doar o seu cabelo, mas também por aparecer na TV. A ação foi repercutida no estado pela NDTV, afiliada da TV Record em Joinville.


Analú de Oliveira dando entrevista enquanto aguardava para cortar as mechas. (Foto: Miquéas Almeida)


A diretora do Colégio Adventista de Joinville (unidade Saguaçu), Nara Falcão, destacou a importância da ação, motivada como forma de homenagear a mãe de uma aluna que está em tratamento contra o câncer de mama. “Foi tão bonito o que aconteceu aqui hoje, e isso sensibilizou tanto a nossa rede, que a partir de 2024, outras nove escolas aqui no norte do estado de Santa Catarina realizarão o projeto ‘Mechas com Paixão’ simultaneamente durante o próximo Outubro Rosa”, informou a diretora. Foram cortadas e doadas 18 mechas durante a ação, além de cartinhas amorosas escritas pelos alunos para as pacientes acolhidas pela entidade beneficiada.


A diretora Nara Falcão conduz o início das doações na presença dos alunos. (Foto: Miquéas Almeida)


Empresas têm se mobilizado de forma gratuita para servirem como intermediárias entre a coleta e o destino final das doações.


Para que a ação fosse bem-sucedida, as profissionais da clínica Super Cacheada se prontificaram a fazer os cortes de forma gratuita. Afinal, existe toda uma técnica envolvida para que o comprimento do cabelo seja o ideal para a produção de perucas. São necessárias três mechas em boas condições para que uma peruca seja confeccionada.


A cabeleleira Mayara Gorges fazendo o corte de mechas. (Foto: Miquéas Almeida)


Com anos de experiência atendendo o público feminino, a cabeleireira Mayara Gorges não pensou duas vezes em somar ao projeto. Em sua clínica de estética, ela já realiza um trabalho de corte gratuito de cabelo para qualquer pessoa que deseja doar, e na presente ação, ela e sua equipe prontificaram-se não apenas para o corte, mas também para a devida preparação das mechas destinadas à Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma entidade do município de Joinville que oferece apoio e suporte emocional para pacientes oncológicas. “Nós, empresários e profissionais do segmento estético, de beleza e afins, devemos apoiar iniciativas como esta. A autoestima feminina não pode ser perdida durante um tratamento médico. É uma forma de carinho, um abraço, um conforto que faz com que uma mulher saiba que outra está ali por ela. Nosso espaço adotou isso como missão e o faremos gratuitamente, sempre que necessário”, enfatizou a empresária.


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page