top of page
  • Por Karina Zanyck

Feras do futebol americano em Curitiba

Muitos já devem ter ouvido falar do futebol americano, mas você conhece os times de Curitiba?

Futebol americano é um esporte popular nos Estados Unidos, porém aqui no Brasil há times que também investem nele. (Créditos: Flickr Oficial Brown Spiders)

No Paraná, o futebol americano é organizado pela Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), que realiza o Torneio Paranaense de Futebol Americano. Confira abaixo os times que são membros da federação:

Fabio Marques, assessor de impressa do Curitiba Brown Spiders e middle linebacker (jogador que atua na linha de defesa e recebe as jogadas do treinador e coordenador de defesa), conta que o processo de seleção dos jogadores ocorre por meio do try outs, que é uma espécie de “peneira”. A seleção de atletas é feita de acordo com seu biótipo e perfil. Algumas pessoas que já têm conhecimento sobre o esporte também são selecionadas para ensinar os iniciantes.

Os jogos geralmente são divulgados em redes sociais, grupos e sites oficiais. O Curitiba Brown Spiders tem seu complexo esportivo anexado ao estádio do Pinheirão, no Tarumã. O local, além de servir para divulgar os jogos, é emprestado para outros times praticarem. Os times são mantidos, em sua maioria, por meio de investimentos dos próprios jogadores. Os jogadores pagam para fazer parte e, se forem bons jogadores, conseguem reconhecimento e patrocinadores.

Marques ainda diz que o esporte deveria ser mais valorizado no Brasil, pois somos o terceiro país que mais assiste a National Football League (NFL), a maior liga americana do esporte, perdendo apenas para os Estados Unidos e México. Além disso, alguns jogadores daqui ganharam reconhecimento em outros países, como Cairo Santos, que hoje é jogador do time Kansas City Chiefs.


“Sem dúvidas, o futebol americano é o esporte que mais cresce no Brasil. É um campo de investimento que pode ser aproveitado por muitas empresas que desejam ver o crescimento do esporte”, afirma o jogador.


Já o ex-jogador Rogério Ribeiro diz que "o esporte está em crescimento no país e seria bom ter investimento. No último mundial, a Seleção Brasileira teve que pagar do próprio bolso para poder viajar pra fora do país e jogar." Ele diz que o Brasil investe mais em outros esportes, principalmente o futebol tradicional.


O Curitiba Brown Spiders e Coritiba Crocodiles são os dois times que estão na liderança, segundo a FPFA. (Créditos: Flickr Oficial Brown Spiders)

O futebol americano no Brasil

Os primeiros campeonatos nacionais começaram em 2009 e eram incentivados por ligas independentes, como a Liga Brasileira de Futebol Americano. Em 2013, foi criada a Confederação Brasileira de Futebol Americano, responsável por organizar os campeonatos nacionais.


A Confederação Brasileira de Futebol Americano também é responsável por regulamentar, organizar e impulsionar esse esporte no Brasil. É reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano, que também promove modalidades como o flag football, semelhante ao futebol americano tradicional, mas que, ao invés de derrubar o jogador, tem como objetivo retirar uma fita dele. Há também o beach football, que é o futebol americano jogado na praia.


Segundo o site do Coritiba Crocodiles, só no Brasil existem 50 equipes e mais de 5 mil atletas. Dentre estes, grande parte é do Sul, como, por exemplo, Joinville Gladiators, Criciúma Miners, Porto Alegre Pumpkins, Santa Maria Soldiers, entre outros.


bottom of page