top of page
  • Por Elisson Maia

Edição de fotos na palma da mão

Conheça os melhores aplicativos para edição de fotos, segundo os especialistas.

Número de smartphones chegou a 168 milhões no Brasil em maio de 2016, segundo FGV.

(Crédito: Elisson Maia)

Entre os aplicativos (apps) mais baixados nas lojas de smartphones, no topo, estão os de edição de foto. A cada dia, mais pessoas fazem parte de redes de compartilhamento de imagens.

O ciclo é simples: você tira a foto, edita no seu smartphone e compartilha nas redes sociais. Ou, às vezes, utiliza redes de compartilhamento instantâneo, onde a foto é editada no próprio aplicativo e postada na hora. A EntreVerbos conversou com fotógrafos para trazer dicas sobre apps relacionados à fotografia. Entre os aplicativos mais baixados nas lojas de smartphones, no topo estão os de edição de foto.

Para começar, testamos e preparamos um manual com os melhores apps para cada função.

PARA FOTOGRAFAR

Vsco - Inclui focos e controles de exposição em separado, e uma variedade de modos de disparo e conjuntos de filtros. (Gratuito para IOS e Android)

Manual RAW - Para os fotógrafos mais criativos, pode ajudar com a exposição da luz, velocidade do obturador, ISO e muito mais. ($3,99 para IOS)

ProCam4 - Com funcionalidades dignas de profissionais, aplica filtros, define um temporizador e tira fotos até enquanto filma. ($4,99 para IOS)

PARA EDITAR

Enlight - É o canivete suíço dos editores de fotos por ser versátil, leve e fácil; conta com várias funcionalidades. ($3,99 para IOS)

Darkroom by Bergen - Guarda todas as suas edições, caso você não curta o resultado final. Pode até ajustar curvas da foto. (Gratuito para IOS)

Snapseed - Eleito o melhor App do Ano para iPad em 2011, conta com uma fantástica seleção de ferramentas simples e sotisficadas que tornam possível a edição de fotos em alto nível. (Gratuito para IOS e Android)

PARA COMPARTILHAR

INSTAGRAM - É a rede de compartilhamento de fotos mais ativa com milhões de usuários de vários lugares do mundo. Conta com filtros e efeitos do próprio app para compartilhar em seguida com os seguidores. (Gratuito para IOS e Android)

TUMBLR - Uma enorme coleção de blogs. Crie seu próprio blog e compartilhe fotos com o mundo, marcando-as para que todos possam encontra-lás. (Gratuito para IOS e Android)

FACEBOOK - A mais utilizada rede social, ótimo lugar para comentar as fotos de seus amigos e compartilhar as suas. (Gratuito para IOS e Android)

Instagram Stories X Snapchat: fotos apenas por 24h

A onda de aplicativos que deixam a sua foto online apenas por 24 horas já existe, mas para concorrer com o Snapchat, o grupo dono do Facebook lançou o Instagram Stories, ferramenta disponível no seu feed do Instagram. O sistema é o mesmo do Snapchat: você tira a foto ou faz o vídeo no próprio app, coloca o efeito, o texto, o emoji e compartilha por um tempo limite de um dia. A briga é grande, já que o grupo tentou por inúmeras vezes comprar o Snapchat. Sem êxito, criou a sua própria ferramenta.

(crédito: Elisson Maia)

(Crédito: Elisson Maia)

Para João Sinhori, que é fotógrafo de eventos, ter a opção de aplicativos em versões para smartphones e desktop de computadores faz toda a diferença. “No dia a dia prefiro usar apps no smartphone, pois são rápidos e respondem às necessidades básicas. Mas, quando estou trabalhando com outras pessoas e preciso desenvolver um projeto maior, prefiro a versão para desktop, já que as limitações, como o tamanho da tela, são menores”, destaca.

A fotógrafa Taiza Stocchero lembra que alguns apps são limitados quanto aos retoques necessários. "Se existissem mais recursos seria uma possibilidade aceitável". Para as fotos do dia a dia, indica o VSCO no celular. "O facetune é um app com recursos de retoque interessantes e recomendo para selfies”, acrescenta. Este é um dos apps que está no topo dos mais baixados na categoria “pagos”.

Já Jaqueline Langner, também fotógrafa, indica o app mais bem avaliado na loja de produtos IOS. “Utilizo o Adobe Photoshop Express no meu dia a dia”.

Confira cinco dicas para obter boas fotos

Todos os fotógrafos entrevistados pela EntreVerbos concordaram em uma coisa: é impossível desenvolver suas habilidades apenas tirando selfies e editando-as com os efeitos do Instagram. Para ajudar, eles deram cinco dicas infalíveis para sua foto:

1) Explore seu smartphone. Tenha tempo para entender seus recursos, conhecer as funcionalidades do aparelho é fundamental;

2) Trabalhe na composição da cena. Entender seu ambiente ajuda em itens como luz e enquadramento;

3) Pratique! Tirar fotos todos os dias aprimora as técnicas;

4) Sempre limpe a câmera;

5) Criatividade é indispensável!

bottom of page