top of page
  • Por Thais Choma

Bolão: um esporte para todas as idades

A modalidade esportiva existe há 3.500 anos e ainda atrai atenção de jovens praticantes

Jogadora de bolão do Clube Curitibano (Crédito: Arquivo pessoal/Daisy Martinelli)

De origem germânica, onde seu nome original é Kegeln, o bolão é um dos jogos mais antigos na história da humanidade. Considerado o ancestral do boliche já foi condenado como jogo de azar ou praga pela Igreja e pelo Estado, sendo que sofreu algumas modificações para a criação do boliche e sua legalização nos Estados Unidos.

Na atualidade o bolão é legalizado e atraí muitos esportistas, que veem no esporte uma forma de diversão. Daisy Martinelli é jogadora do time “Invocados”, do Clube Curitibano, e conta como começou seu interesse pelo jogo: “uma amiga me convidou, no começo achei que era jogo para idoso, porém descobri que é bem divertido”. No time de Daisy, o jogador mais novo tem 22 anos e a mais velha tem 82 - já foi campeã várias vezes e joga desde a fundação do grupo. No Clube Curitibano são cinco times com 150 participantes no total.

Equipe Os invocados (Crédito: Arquivo pessoal/Daisy Martinelli)

Considerado um esporte amador, o bolão possui federações que organizam suas competições, sendo que esta modalidade esportiva é mais comum no Sul e Sudeste do Brasil. César Rose, auxiliar administrativo da Federação Paranaense de Bolão e Bocha, afirma que os campeonatos de bolão são bem organizados. Em Curitiba, temos como participantes da modalidade os principais clubes Curitibano, Thalia, AABB, URCA, Rio Branco e o Paraná Clube. Estas equipes participam de campeonatos nacionais que são divididos por idade dos participantes e categoria de pinos. O ganhador do campeonato nacional participa do campeonato mundial de bolão que ocorre a cada dois anos.

A Federação Paranaense de Bolão e Bocha existe há 50 anos e está recuperando a história do bolão no Paraná, reavendo fotos, entrevistas dos campeonatos com seus associados para um arquivo na federação.

César Rose e alguns troféus das equipes parananenses de bolão ( Crédito: Thais Choma)

O bolão é uma modalidade esportiva de precisão no qual o jogador começa incentivado por amigos ou familiares e, como seus pavilhões são em clubes, é necessário associação com os clubes participantes para poder praticar o esporte.

Bolão X bocha: você sabe qual a diferença ?

Apesar do jogo no Brasil participar da mesma Federação organizadora de seus campeonatos, o bolão e a bocha são jogos completamente diferentes um do outro. A começar pela sua história, o bolão foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães enquanto a bocha é legado dos imigrantes italianos.

O jogo de bocha consiste em arremessar, bochas (bolas) de madeira ou de resina sintética, sobre uma cancha de terra batida ou sintética, o objetivo do jogo é acertar a bocha e é uma modalidade disputada nos jogos paralímpicos. No jogo de bolão, o objetivo do jogador é arremessar as bolas na pista de madeira e acertar o maior número possível de pinos, possuindo variações de estilo de jogadas. Ambos possuem uma particularidade em comum: são mais praticados no Sul e Sudeste do país.

bottom of page