top of page
  • Por Diego Augusto

Prática de yoga movimenta parques curitibanos

Desde 2010 o projeto busca reunir pessoas para prática de yoga em parques

Projeto leva yoga para os parques de Curitiba (Crédito: Divulgação/Yoga no Parque)

A prática da yoga tornou-se referência para pessoas que buscam estabelecer o equilíbrio entre corpo e mente. Os diversos benefícios que o exercício proporciona à saúde contribuem, cada vez mais, para a prática e a procura em academias. Com o objetivo de partilhar a atividade e promover o acesso a atividades integrativas a todos, surgiu em Curitiba o projeto Yoga no Parque.

Criado em outubro de 2010, as atividades do Yoga no Parque foram iniciadas pelo professor Silvio Lopes, que decidiu compartilhar as aulas em locais públicos, com o intuito de aproximar a população para a prática da yoga. “As aulas dão oportunidade ao grande público para ocupar espaços da cidade, com qualidade de vida”, relata Lopes.

O projeto é uma das principais iniciativas de práticas de yoga no Brasil. (Crédito: Divulgação/Yoga no Parque)

Desde o início o projeto é gratuito, mantendo-se por meio de patrocínios e campanhas de arrecadação de alunos. Com o tempo, o projeto ganhou força e novos instrutores começaram a contribuir para o seu desenvolvimento. “Os professores do projeto vivem a yoga no seu dia a dia. A yoga se tornou o trabalho em que encontraram esta vontade de contribuir com as coisas a sua volta, compartilhando as aulas ao ar livre”, declara Lopes.

As aulas de yoga já foram realizadas em mais de dez locais diferentes, chegando a marca de 40 mil praticantes ao longo dos seis anos de projeto. “Desde que comecei as aulas, a prática da yoga me ajudou bastante com as dores nas costas, no meu sono e na minha respiração”, conta Carla Rodrigues, aluna do projeto.

Confira como são realizadas as aulas de yoga nos parques:

Aula de yoga realizada no Jardim Botânico. (Crédito: Reprodução Youtube/ Silvio Lopes)

As aulas de yoga são realizadas todos os sábados, às 10h, nos seguintes parques:

- Parque Barigui: na marca 700 da pista de corrida.

- Jardim Botânico: lado esquerdo da estufa.

- Praça Afonso Botelho: encontro no centro da praça do Atlético Paranaense.

Qualquer pessoa que deseja praticar a yoga só precisa levar uma canga, toalha ou tapete para começar a participar da aula. Por serem realizadas ao ar livre, as aulas são canceladas quando chove.

Os benefícios da Yoga

Já foi comprovado que a prática da yoga traz benefícios e ajuda melhorar a qualidade de vida de pessoas que buscam calma e tranquilidade. “O principal objetivo da yoga é o autoconhecimento e a prática regular da yoga prepara para a meditação”, comenta Lopes. O equilíbrio da mente, corpo e espírito tornam-se o principal fundamento do exercício.

Segundo o professor, a tranquilidade e o equilíbrio entre corpo e mente elimina as tensões físicas, mentais e os estados de ansiedade que afetam as pessoas. “Há uma melhora na consciência corporal, aprende-se a relaxar; o autoconhecimento é, com certeza, o presente que a yoga nos dá”, completa.

Além disso, a yoga auxilia no combate a doenças e melhora a qualidade de vida de quem pratica, sendo considerada uma atividade completa.

Confira alguns benefícios da prática da yoga:

  • Ameniza as dores nas costas;

  • Melhora o sono;

  • Gera sensação de bem-estar;

  • Fortalece os músculos;

  • Proporciona maior concentração e calma no dia a dia;

  • Diminui a ansiedade;

  • Aumenta a imunidade.

bottom of page