top of page
  • VÂNIA MONTEIRO

Taekwondo: Mudar o mundo formando um faixa preta por vez

Conheça o Taekwondo Songahm, um estilo diferente do Taekwondo olímpico, que auxilia na saúde física, mental e social dos praticantes, em qualquer idade

Graduação dos alunos da ATA Pedra Branca, momento esperado pelos atletas para a troca de faixa. Crédito: Vânia Monteiro

Você já ouviu falar sobre os benefícios do Taekwondo? Independente da idade ou da motivação, praticar esta arte marcial milenar traz inúmeros benefícios. Mas, você sabia que há diferentes estilos deste esporte? Mesmo não sendo considerado olímpico, o Taekwondo Songahm tem chamado muito a atenção por ser um estilo que busca uma sincronia maior entre o corpo e a mente. Para conferir como é a rotina de uma academia deste estilo, e os reais benefícios que a prática proporciona, visitamos a ATA Pedra Branca, na cidade de Palhoça (SC).

Prestes a completar cinco anos de atividades, a unidade já possui mais de 50 atletas que praticam diariamente o esporte. As turmas são divididas por faixa etária (Tigers - 3 a 6 anos , Kids - 7 a 12 anos, Adolescentes e Adultos – acima de 12 anos), cada qual com treinos específicos para desenvolver habilidades e alcançar um maior crescimento vida pessoal, física, mental e social. “O Taekwondo Songahm tem como missão melhorar o mundo formado um faixa preta por vez. O caminho é longo, já que existem nove níveis até a faixa preta 1ª Dan, mas a determinação e dedicação em aprender e colocar em prática, tanto a técnica, quanto a filosofia de virtudes, ajudam na formação de um ser humano melhor, mais consciente e mentalmente mais forte”, afirma Deives Vidart, professor da academia.

Grandes conquistas: Um passo de cada vez

A escola formou o seu primeiro faixa preta em agosto de 2018, Pedro Vila Nova, de 16 anos. Uma trajetória de mais de 10 anos nos tatames comemorada por toda família, mas, especialmente pelo atleta que ganhou mais confiança, força, entusiasmo, determinação para alcançar objetivos, foco na escola, novos amigos e, é claro, saúde com a prática de uma atividade física. "Senhor Vila Nova", como é chamado por todos, também participa da equipe de Extreme, conquistando, no ano passado, o título brasileiro na categoria extreme e o título pan-americano, na Argentina.

Pedro Vila Nova e família na graduação em que recebeu a faixa preta. Crédito: Vânia Monteiro

“Toda conquista parte de um sonho. Hoje compartilho minha experiência nesta caminhada como instrutor da turma kids. Ao lado do nosso professor Deives, ajudo eles a descobrirem o seu potencial e trabalhar para alcançar seus objetivos. 2018 realmente foi um ano marcante, mas ainda tenho muito a percorrer. A faixa preta é apenas um símbolo de algo muito maior que lutamos dia a dia. Um passo de cada vez para chegarmos lá”, afirmou Vila Nova.

Créditos: divulgação.

Taekwondo Songham: Arte Marcial para crianças

Segundo Vilmara Pinto Baltazar e Rodrigo Pinheiro Baltazar, pais da Helena, 8 anos e Vitor, 10 anos, disciplina, respeito, resistência, equilíbrio, segurança, integração e colaboração são alguns benefícios da prática do Taekwondo Songham para as crianças. Ela escolheu o método em 2013 quando o Vitor começou a praticar o esporte, e ficou muito feliz quando mudou de cidade e pode continuar com a metodologia na ATA Pedra Branca. “Uma arte marcial completa, benéfica e eficaz ao longo da formação da criança. O Vitor começou com 4 anos por uma questão de disciplina, foco, respeito. No início a Helena achava coisa de menino, mas quando nos mudamos para a Pedra Branca, em 2017, ela resolveu participar e hoje acredito que ela é mais focada que ele. A postura do professor e o método utilizado é tudo de bom para o desenvolvimento infantil e para própria formação humana”, enfatiza Vilmara.

Família Baltazar junto com o professor Deives Vidart, após um dos treinos da semana. Créditos: Vânia Monteiro

O professor Deives Vidart explica que nesta fase, entre 3 e 6 anos, é fundamental que as crianças se divirtam enquanto aprendem: “Toda atividade tem um objetivo. Movimentos que aprimoram a coordenação motora, exercícios que melhoram a concentração, comandos para desenvolver a capacidade de obedecer a ordens e seguir regras. Além disso, os desafios de casa também são uma forma de auxiliar os pais a obter resultados como comer frutas e legumes, organizar os brinquedos e até conviver melhor com irmãos”, afirma Deives. Depois de três anos nos Tigers, a Senhorita Helena trocou de turma em 2018 e, agora, tem novos desafios para superar, novas metas para alcançar e a certeza de que praticar Taekwondo Songham é muito importante para sua vida.

bottom of page