• Anderson Pires

Os benefícios da inclusão social no esporte

Atividades físicas estimulam a melhora na qualidade de vida, além de vários outros benefícios aos praticantes. Um exemplo é a esgrima.


Foto: Arquivo pessoal de Anderson Pires


O esporte trás muitos benefícios, sobretudo no que diz respeito à saúde. Portanto, é muito importante a prática de qualquer tipo de exercício para promover uma vida com mais qualidade. Mas não basta vontade, é preciso acesso ao esporte e à atividades físicas. Por isso, a inclusão social se tornou essencial.


Com o objetivo de trazer saúde e incentivo há quem possui alguma deficiência, ou que seja portador de algum transtorno, muitos esportes têm investido para se tornar cada vez mais acessíveis e trazer novas expectativas a quem pratica. Os idosos estão entre os grupos que exigem esta atenção diferenciada.


Giovana Smaniotto, 20 anos, é graduanda de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conta um pouco sobre sua experiência com a inclusão social em seu âmbito de trabalho. ‘’Acredito que essa parte de socialização seja extremamente importante, até porque as pessoas idosas tendem a ser mais sozinhas.”, relata Giovana. Ela também observa que o exercício traz equilíbrio, fortalecimento aos músculos, e assim, pode-se evitar quedas e trazer mais conforto para que eles possam exercer suas atividades com mais facilidade. “As chances deles caírem com algum obstáculo, deles não prestarem atenção, eram bem menores do que uma pessoa que não fosse treinada’’, diz.


É importante ressaltar que cada atendimento prestado deve ser personalizado de acordo com a necessidade de cada aluno.


Esgrima


Um exemplo de um esporte que preza pela inclusão social é a esgrima. Trata-se de um esporte olímpico onde se utiliza espadas, florete e sabre.


Anderson Pires, 36 anos, é praticante da esgrima de cadeira de rodas há sete anos, conheceu este esporte através da Associação dos deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e já disputou diversos campeonatos, como a Copa do Brasil e Mundial. Ele fala sobre a importância do esporte em sua vida: ‘’Durante esses anos, a esgrima me proporcionou uma melhora na qualidade de vida e saúde e proporciona, ainda, conhecer novos atletas que, assim como eu, teve alguma deficiência física e, mesmo assim, busca o melhor de si. A oportunidade nesse esporte significa para mim um recomeço’’, se orgulha Pires.


Foto: Arquivo pessoal de Anderson Pires