top of page
  • talitalopes89

Semana de 4 dias de trabalho se torna uma realidade em Curitiba

Aumento de produtividade, bem-estar e saúde mental, saiba como funciona na prática a semana de 4 dias


(Foto: Talita Lopes)


Já pensou em trabalhar apenas 4 dias na semana? O sonho de tantos trabalhadores está muito perto e é realidade em algumas empresas. Os benefícios são diversos, como bem-estar ao colaborador, final de semana prolongado, aumento de produtividade e motivação da equipe.


As empresas do Brasil que estão adotando esse esquema, já notaram aumento de produtividade no dia a dia, este é o caso da agência de publicidade Saara, de Curitiba-PR.


O CEO Jeferson Dellara, conta que a organização dos colaboradores teve um aumento significante, mesmo inicialmente se tratando de um teste; hoje a semana de 4 dias é uma realidade em sua agência. Ele nos afirma que, seus funcionários ficaram mais relaxados, por terem este final de semana prolongado. A produção se manteve e seus clientes não foram impactados, pois há uma de divisão, e os clientes não ficam sem atendimento. Segundo a pesquisa do portal de vagas empregos.com.br, 81% dos profissionais entrevistados são a favor de trabalhar quatro dias por semana, enquanto 13% ainda têm dúvidas sobre o formato - e apenas 6% acham que a modalidade não funciona no país.


Em seu Ted Talk intitulado “The 4 Day Week”, o empresário e filantropo Andrew Barnes, fala sobre como iniciou esse formato em sua empresa. Após ler que os britânicos são produtivos em apenas duas horas e meia durante o dia, e os canadenses uma hora e meia, pensou em alguma saída para trazer mais desempenho e foco em sua equipe.


Assim, veio a ideia de reduzir a jornada de trabalho sem alterar a remuneração. Foi realizado um acordo com seus colaboradores, de que se conseguissem os resultados propostos e mantivessem o padrão de serviço, seriam presenteadis com um dia de folga. O projeto-piloto foi lançado em 2018 e segue um sucesso desde então, dentro do formato de 4 dias de trabalho e 3 de descanso, mantendo o salário integral dos funcionários.


Para Letícia Emanuela Grein, designer da Saara, esse formato era distante de sua realidade e não imaginava que passaria por isso, inclusive quando a direção da agência contou a novidade, ela e seus colegas de trabalho acharam que se tratava de uma brincadeira. A designer nos afirmou que ficou feliz com a novidade e notou melhora em seu rendimento. Para ela, três dias de descanso é o ideal para sua saúde física e mental.


O formato dispõe de 4 dias de trabalho e 3 de descanso, mantendo o salário integral dos funcionários.


‘’Estávamos em busca de um novo benefício para o colaborador, deixar ele mais livre no final de semana e também melhorar a performance da equipe. Muitas empresas fazem o uso da quarta-feira, aqui pensamos diferente, temos times que trabalham de segunda a quinta e outro de terça a sexta, com a possibilidade de o colaborador fazer uma longa viagem por exemplo.", explica o CEO Jeferson Dellara.


Comments


bottom of page